O vereador Wallace Oliveira (PODE) fez importante alerta sobre ameaça contra o polo de componentes voltado para a produção de telefonia móvel da Zona Franca de Manaus (ZFM), ao longo de seu pronunciamento na tribuna do plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã de quarta-feira (20/03).
Wallace afirmou que essa possibilidade gera uma grande preocupação em relação aos milhares de empregos existentes devido a esse polo de componentes. “Nesta manhã, trago a este plenário a ameaça de ‘morte’ do polo de componentes voltado para a produção de telefonia móvel da nossa Zona Franca de Manaus; se isso vier a se estabelecer, mil postos de trabalho diretos se perderão”.
O parlamentar baseou-se na matéria veiculada por jornal de grande circulação da capital amazonense, que afirma que a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) está se movimentando para criar um modelo de Processo Produtivo Básico (PPB) distinto, que beneficiará empresas, o que enfraquece o segmento local. “Precisamos entender que Zona Franca de Manaus não é um patrimônio apenas nosso, mas sim de todo esse país. Tudo que é gerado, estabelecido e fomentado aqui, também alcança outros estados da federação; e estamos sim correndo muitos riscos devido a essa possibilidade”, disse o parlamentar sobre a mobilização da Abinee.
Wallace Oliveira cobrou da bancada que defende a ZFM em Brasília um posicionamento efetivo em relação à defesa do Polo Industrial. “É o momento que a nossa bancada em Brasília tome uma posição firme em prol de tudo que foi prometido como proteção desse modelo de desenvolvimento tão importante para todos”.
Por fim, o parlamentar assegurou que continuará sendo um defensor constante da ZFM, visto que o Polo Industrial de Manaus sofre continuamente ataques para acabar com o mesmo. “É muito preocupante essa ação da Abinee. E nós temos que estar atentos, pelo menos, como uma voz fincada aqui para proteção do modelo. Não vamos nos calar diante de mais um ataque tão feroz, com objetivo de acabar com o nosso polo industrial”.