A vereadora Professora Jacqueline (sem partido) protocolou, essa semana, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o projeto de lei nº 376/2019, que propõe o tombamento da Sede do Nacional Futebol Clube, por interesse histórico e cultural da cidade de Manaus.
De acordo com a propositura, a finalidade é proteger o conjunto da edificação que compõe a Sede do Nacional Futebol Clube, situado na Rua São Luís, 230, Adrianópolis e fundado em 13 de janeiro de 1913, por iniciativa de Manuel Fernandes da Silva, com um grupo de atletas e membros fundadores do Manaos Sporting Club, que se uniram para criar uma agremiação destinada a ser uma das mais gloriosas do desporto do Amazonas e do Norte do Brasil.
O Nacional Futebol Clube é um dos clubes mais tradicionais do Estado do Amazonas, sendo o recordista em número de títulos estaduais desde 1920, contando atualmente com 43 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981. Foi o primeiro clube do Norte do país a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e é a equipe amazonense que mais disputou essa divisão principal do futebol nacional, tendo disputado um total de 14 edições da competição.
Na Copa do Brasil, o Nacional esteve em 16 edições, também um recorde para equipes locais. Por esses feitos, o Nacional é conhecido como o terceiro maior clube da Região Norte e o maior do Amazonas. É também o clube com maior torcida no Amazonas entre equipes locais e a terceira maior da região norte.
“O Nacional Clube tem grande relevância para a cidade de Manaus e sua trajetória centenária é parte inegável da história do futebol amazonense e por isso é importante o seu reconhecimento histórico e cultural, como já ocorreu com outros clubes”, comenta a parlamentar.
Texto e foto: Assessoria da vereadora Professora Jacqueline
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM