A vereadora Mirtes Salles (PR) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (20/5), durante o pequeno expediente, para chamar atenção sobre o estado de má conservação do Centro Cultural Parque Senador Jefferson Péres, localizado entre as avenidas 7 de Setembro e Lourenço da Silva Braga, ruas Lima Bacuri, Dr. Almínio e Jonatas Pedrosa.
Mirtes Salles disse que levou o filho ao parque recentemente e se deparou com uma cena triste, de abandono. Durante o discurso, a vereadora relatou que devido à falta de limpeza, o mato está tomando conta do local, e destacou que em outras épocas o espaço servia de cenário fotográfico para noivas, crianças e debutantes.
“Se nós deixarmos as nossas belas praças e parques morrerem, como é que podemos pensar em turismo na nossa capital, como é que podemos pensar em atrativos na capital?”, indagou a vereadora Mirtes Salles.
A parlamentar disse, ainda, que irá estabelecer contato com o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo para tratar do assunto.
Histórico
Inaugurado em setembro de 2009, com área total de 53.421m², o Parque Senador Jefferson Péres é um espaço público edificado em área de antiga invasão de palafitas que interferiam nos igarapés de Manaus e Bittencourt, dois tradicionais pontos urbanos da cidade de Manaus.
Possui a maior bandeira do Estado do Amazonas, com tamanho de 12,30 x 17,57, hasteada em um mastro de 60 metros de altura que pode ser visualizada em diversos pontos da cidade de Manaus.
O parque surgiu com o objetivo de possibilitar aos seus visitantes conhecer sobre um pouco da história política, social e paisagística da capital amazonense, especialmente do período da economia da borracha, a partir da forma como foi estruturado – a vegetação, o traçado, a arquitetura, a simetria, a simbologia, enfim, todo um clima que marcou aquele período histórico.
Créditos
Texto: Rick Oliver – Assessoria da vereadora Mirtes Salles
Foto: Valter Leandro – Assessoria da vereadora Mirtes Salles