O vereador Sassá da Construção Civil (PT) protocolou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a Indicação nº 093/2019, que propõe a construção de estacionamentos verticais na cidade. A propositura do parlamentar sugere que o Poder Executivo Municipal, conceda às instituições privadas o incentivo fiscal para a construção de estacionamentos verticais, por meio da isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Alvará de funcionamento.
O elevado número de veículos que circulam diariamente na capital amazonense, cuja frota ultrapassa os 700 mil veículos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM), tem alimentado entre outros problemas de mobilidade urbana, a escassez de vagas para estacionamento de veículos. A ideia é de que a iniciativa privada crie instrumentos de solução para um gargalo pertinente à mobilidade com a ausência de vagas de estacionamento. Além disso, o órgão municipal vai aumentar a receita com a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
“A cidade não tem estacionamentos verticais além do edifício garagem. Todos saem ganhando com a iniciativa. O cidadão condutor de veículo, além da criação de empregos, seja na construção civil ou no manejo do negócio e a arrecadação de impostos. Enfim, ganha a cidade de Manaus”, justificou o vereador Sassá da Construção Civil.
Texto: Assessoria do vereador Sassá da Construção Civil
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM