O sistema de transporte público é alvo de reclamações de idosos em Manaus. A informação foi dada pelo presidente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Mauro Teixeira (Podemos), durante seu discurso no plenário Adriano Jorge, nessa segunda-feira (11/11).
Segundo o parlamentar, a gratuidade no transporte público a pessoas com mais de 60 anos é garantida por lei municipal mas, pegar ônibus tem se tornado um desafio para os idosos no dia a dia na capital amazonense. Ele disse que o constrangimento, o empurra-empurra e até a falta de respeito dos motoristas que não param no ponto, são algumas das reclamações feitas pelos idosos.
“As pessoas idosas estão nos procurando tanto nas comunidades, quanto por meio da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso em nosso gabinete. Já protocolei vários ofícios pedindo respostas sobre as reclamações feitas pelos idosos e até o momento não conseguimos nenhuma resposta do sistema de transportes de Manaus. Então, manifesto aqui a minha indignação em relação ao tratamento dessas pessoas no transporte público, e coloco-me a disposição da população”, enfatiza.
Mauro Teixeira ainda ressaltou que, os direitos da pessoa idosa precisam ser respeitados. Ele disse que além da gratuidade nos transporte público, o Estatuto do Idoso garante uma série de outros benefícios, como meia-entrada em cinemas e teatros, descontos em viagens, atendimento prioritário, vagas exclusivas, medicamentos de graça, entre outros.
“Acontece que esses idosos quando pegam o ônibus na maioria das vezes cheios, não conseguem sentar naquelas três ou quatro cadeiras que ficam reservadas pra idosos na frente, próximo ao cobrador. Estamos pedindo para que as autoridades e os empresários responsáveis pelo transporte público olhem pelos nossos idosos, que façam essa adaptação pela porta de trás, porque a câmara não vê nenhum empecilho, nenhum obstáculo em aprovar qualquer lei que seja benefício para população de Manaus, principalmente a pessoa idosa”, afirma.
Atendimento preferencial
No mesmo discurso, o vereador Mauro Teixeira, também manifestou sua indignação em relação ao atendimento por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), em relação às consultas e marcação de exames de pessoas idosas. Ele alega, que segundo reclamações de idosos e familiares não existe a tal prioridade.
Mauro Teixeira destacou que o Estatuto do Idoso assegura o direito constitucional do idoso de viver com dignidade, com a preservação de todos os seus direitos e garantias fundamentais, a proteção da família e do Estado. “Então precisa ser realmente obedecido e cumprido essas prioridades. Esses idosos precisam marcar uma consulta ou realizar um exame com rapidez, e não é isto que está acontecendo. Eles estão recebendo o mesmo atendimento de uma pessoa comum, ou seja, de uma pessoa mais jovem que não precisa de prioridade, e isso está dificultando muito a vida deles. Assim, como a gestante tem prioridade, o deficiente, os idosos também precisam ter os seus direitos assegurados e respeitados”, assegura.
Texto: Assessoria do vereador Mauro Teixeira
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM