Na manhã desta sexta-feira (10/5) a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio, com o objetivo de homenagear os profissionais da área que atuam na cidade de Manaus e propor uma reflexão sobre a luta da categoria. A iniciativa é de autoria do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) e foi realizada no plenário Adriano Jorge.
O Dia Mundial do Enfermeiro (12 de Maio) foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974 em homenagem à Florence Nightingale, considerada “mãe” da enfermagem moderna. A data já era comemorada desde 1965, em homenagem ao trabalho desses profissionais, essenciais na garantia da recuperação e no salvamento de vidas. No Brasil, esta data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio de decreto-lei, em 1938.
O vereador Coronel Gilvandro Mota, além de parabenizar os enfermeiros do Amazonas pela data, destacou o protagonismo dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na promoção, prevenção e tratamento de doenças. “A reflexão que proponho neste momento é para que cada um dos senhores e senhoras aqui presentes possam se inserir no contexto da saúde pública brasileira e avaliar os aspectos positivos e negativos que envolvem o trabalho de cada um”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi Alves, agradeceu a todos os profissionais da enfermagem dizendo que estes são a base de sustentação na saúde do Município e do Estado. “São muitos os desafios e obstáculos que temos percorrido, como a crise do sarampo e da H1N1, mas são esses profissionais que sempre se mostraram competentes e na luta para controlar essas doenças. Parabenizo a vocês que realizam esse trabalho com muito amor e dedicação”, destacou.
Já a diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Nair Chase disse que se sente feliz ao ver pessoas que não são da área lembrando a importância desta profissão. “Há 70 anos, quando a enfermagem no Amazonas começou, ela tinha como o objetivo principal cuidar do povo do Amazonas com empenho e zelo e todos os dias vemos esse objetivo sendo cumprido. As diversas universidades no estado que ofertam o curso de enfermagem, e agora os mestrados profissionais ofertados pela Ufam, refletem o avanço que obtivemos no ponto de vista da pesquisa que fundamenta nossas práticas e também no atendimento às populações por meio de nossas ações de extensão. Parabenizo a todos e todas que trilham esse caminho com muito empenho”.
Para a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Amazonas (Abenfo), Ivone Amazonas Marques, este é um momento especial. “Recebemos essa homenagem representando cada profissional que está nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde, na capital e nos lugares mais longínquos do Amazonas. Precisamos da união da categoria para que possamos avançar cada vez mais”, declarou.
Diversos enfermeiros e enfermeiras foram homenageadas durante a solenidade. O evento contou com a participação dos representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), além das faculdades de Enfermagem de Manaus e de cursos técnicos.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador Coronel Gilvandro Mota
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM