O vereador Fred Mota (PL) utilizou a tribuna no pequeno expediente desta segunda-feira (30/9) para fazer um alerta. A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está com o estoque de sangue em nível crítico há pelo menos duas semanas e, por isso, precisa que todos os doadores se mobilizem para regularizá-lo.
“Eu tenho um projeto chamado “Junho Vermelho”. E, hoje, nós estamos vendo o Hemoam ‘gritando’ e convocando os doadores a comparecerem e doarem sangue. Os fatores Rh Negativo, que são os mais difíceis, estão com o estoque quase zero. O Hemoam não atende só a rede pública, mas também a privada”, comentou o parlamentar.
Mota aproveitou o momento para fazer um desafio aos demais colegas parlamentares e até as grandes empresas para doarem sangue.
“Quando chega o final do ano, por algum motivo, os doadores somem e o estoque fica em baixa. Aqui fica o meu apelo para que todos compareçam ao local. Lanço o desafio também para as grandes empresas do Distrito Industrial que façam uma visita ao Hemoam e que peçam aos seus colaboradores para doarem sangue. Uma bolsa é capaz de salvar até quatro vidas. Doe Sangue. Doe Vida”, pediu Fred Mota, relembrando a frase das campanhas de doação de sangue.
Estoque
Na última semana, a Fundação convocou com urgência os doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para regularizar o estoque que está em níveis críticos há duas semanas. Os níveis baixos já são um risco para o cancelamento de cirurgias eletivas.
Segundo o Hemoam, a causa para a queda no estoque é sazonal, visto que, outros hemocentros do país também registram a ausência de doadores nesse período do ano.
Para ser doador é preciso preencher alguns requisitos como ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e gozar de boa saúde. É preciso estar bem alimentado e apresentar um documento com foto. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos pais ou responsável legal.
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, localizada na avenida Constantino Nery, nº 4.397, no bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus ou na unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, localizada na avenida Cosme Ferreira, s/nº, no bairro São José, Zona Leste.
Junho Vermelho
O projeto de lei 151/2017 institui no calendário oficial do município de Manaus o “Junho Vermelho”, que determina a realização de campanhas educativas em parcerias com as associações sem fins lucrativos, escolas, faculdades e demais entidades que queiram participar da campanha solidária.
No mês de junho, o estoque de bolsas de sangue da Fundação Hemoam costuma ficar muito abaixo do normal e para sanar essa deficiência, existe a campanha do “Junho Vermelho”. Outros meses críticos para a Fundação são dezembro, janeiro, fevereiro e julho por serem meses de férias.
Texto: Priscila Rosas – Assessoria do vereador Fred Mota
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM