Em discurso no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (2/12), o vereador Ewerton Wanderley (PHS) chamou a atenção para os altos índices de depressão entre os brasileiros e lembrou que apresentou uma indicação à Prefeitura de Manaus para a contratação de psicólogos na unidades de saúde e escolas públicas de Manaus. De acordo com dados da OMS, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. Até 2020, essa será a doença mais incapacitante do planeta, conforme previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Depressão não é frescura, é uma doença como qualquer outra, diabetes, hipertensão, pneumonia, portanto, pode acometer qualquer pessoa, em qualquer idade e deve ser tratada como uma doença, e os profissionais indicados para o tratamento são psicólogo e o médico psiquiatra”, disse.
Ewerton Wanderley destacou as reuniões que teve com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, nas quais tratou sobre a contratação de psicólogos e psiquiatras para as unidades de saúde do município. “O psicólogo diagnóstica e o psiquiatra prescreve, entendo a importância da presença desses dois profissionais, mas infelizmente no último processo seletivo realizado pela Semsa, para preenchimento dessas vagas, somente três psiquiatras se inscreveram e apenas um foi aprovado”, lamentou.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina, com 5,8% de brasileiros acometidos pela doença. Além disso, o país está em primeiro lugar quando o assunto é transtorno de ansiedade, 9,3% dos brasileiros sofrem com o problema. O suicídio é a terceira principal causa externa de mortes no Brasil, atrás de acidentes e agressões, com 12,5 mil casos em 2017, segundo o Ministério da Saúde. Em relação ao ano anterior, o aumento foi de 16,8%.
O vereador finalizou seu pronunciamento com palavras de apoio ao médico cirurgião George Butel Tavares e aos familiares do garoto Arthur Areias, 10 anos, que morreu após uma cirurgia cardíaca, realizada na quarta-feira, no hospital Rio Negro da Hapvida. “Infelizmente, trata-se uma fatalidade. Sei da competência do médico George Butel, que tem uma vasta experiência em cirurgias cardíacas, com mais de mil procedimentos realizados. Tenho a certeza que o Dr. George fez tudo que estava ao seu alcance para o pronto restabelecimento do garoto Arthur. Minhas condolências aos familiares pelo luto e que Deus possa confortar a família”, finalizou.
Texto: Assessoria do vereador Ewerton Wanderley
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Vereador Ewerton Wanderley faz alerta sobre os altos índices de depressão nos dias atuais apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.