Em discurso no plenário Adriano Jorge, durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (4/11), o vereador Ewerton Wanderley (sem partido) abordou o “Novembro Azul”, campanha mundial que visa incentivar o combate e a prevenção do câncer de próstata, que tem como objetivo quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque retal, fundamental para que a doença seja descoberta.
“É natural e fisiológico o aumento da próstata nos homens. Realizar os exames de toque e PSA é de suma importância para identificar se esse crescimento é benigno ou maligno, e dão uma segurança de mais de 90% no diagnóstico precoce da doença”, disse o parlamentar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25%.
“Portanto, diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, o segundo mais comum entre os homens brasileiros, perde apenas para o câncer de pele melanoma, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, no sentido de conscientizar a população masculina de cuidar da sua saúde”, destacou.
Ewerton Wanderley elogiou e parabenizou a iniciativa da direção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourenço Borghi, no bairro Japiim, que fará ações alusivas ao Novembro Azul durante todo o mês de novembro, com a presença do urologista Ítalo Cortez.
“É importante que haja mais ações governamentais voltadas para a saúde do homem. Uma ação simples como deixar os postos de saúde abertos no horário noturno poderia ajudar bastante, já que normalmente os homens estão trabalhando durante o dia”, finalizou.
Texto: Assessoria do vereador Ewerton Wanderley
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM