O vereador Diego Afonso (PDT) apresentou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº 341/2019 que dispõe sobre a utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar com intuito de combater a pedofilia e o bullying infantil.
No fica instituído em caráter permanente, a campanha de combate à pedofilia e ao bullying infantil nos veículos, de quaisquer natureza, utilizados no transporte de estudantes no âmbito do município de Manaus.
Segundo o líder do PDT na CMM, o intuito é conscientizar os estudantes e profissionais envolvidos nessa atividade, assim como a sociedade em geral. “A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente do Amazonas (Depca) registrou em 2017, só em Manaus, cerca de 670 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, uma média de 2,4 vítimas por dia. Elas são crianças com idade de zero até 14 anos e grande parte dos agressores estão dentro da família, como pais, tios e avôs”, justifica Afonso.
De acordo com dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cerca de 500 mil crianças e adolescentes foram explorados sexualmente no Brasil (a maioria delas entre 7 e 14 anos) entre 2012 e 2015. Ainda estima-se que, a cada 24 horas, 320 crianças sejam exploradas em todo o país. Apenas 7 em cada 100 casos são denunciados.
Já o Bullying caracteriza-se por uma intimidação sistemática, evidenciando ataques físicos, insultos pessoais, comentários negativos frequentes e apelidos pejorativos. Pode ser, praticado de forma verbal, moral (difamação, disseminação de rumores), social (ignorar, excluir), psicológica (amedrontar, perseguir, entre outras coisas) e até virtual (mensagens intimidadoras).
“Além da baixa auto-estima, as crianças vítimas de bullying também têm problemas de insegurança, pouca capacidade de lidar com frustrações, ansiedade, irritabilidade, falta de autocontrole, comportamento de isolamento e níveis elevados de ansiedade”, disse Diego Afonso.
Texto: Anamaria Leventi – Assessoria do vereador Diego Afonso
Foto: Emerson Olliver – Assessoria do vereador Diego Afonso
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM