Na manhã desta sexta-feira (22/11), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou sessão solene para homenagear os farmacêuticos da cidade de Manaus e do estado do Amazonas, em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro. A propositura é de autoria do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) e foi realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia. Com o objetivo de promover a profissão farmacêutica no mundo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública, a data também é uma oportunidade para dar visibilidade e reconhecimento aos serviços prestados por estes à comunidade. O farmacêutico atua em 74 atividades, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia, seja em farmácias e drogarias, análises clínicas, área hospitalar, setor público ou na área industrial. Sendo assim, o farmacêutico possui uma grande responsabilidade social.
O vereador Coronel Gilvandro, autor da homenagem, parabenizou os profissionais farmacêuticos pelo brilhantismo da profissão e disse que essa homenagem tem a finalidade de chamar a atenção da categoria para o protagonismo nesse momento pelo que passa o país. “Essa homenagem é muito importante para mostrar a grande importância do profissional. É através dessa valorização que construiremos um país mais unido, menos intolerante e com o propósito de uma sociedade melhor, mais justa, mais fraterna e mais organizada. São esses profissionais tão importante na resolução de doenças que acometem o mundo, eles que se dedicam para sanar tantos problemas, hoje recebem uma justa honraria pelos relevantes serviços prestados a nossa sociedade”, destacou o parlamentar.
Para o diretor presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/AM), Jardel Inácio, hoje é um dia de comemorações pelo reconhecimento da categoria. “Essa homenagem é importante para mostrar o reconhecimento das instituições da sociedade aos profissionais farmacêuticos, que vem conquistando o seu espaço na sociedade e ganhando o reconhecimento de toda a população. Nesse caso, para nós como profissionais é muito importante, principalmente para que se saiba que precisamos estar inseridos nas equipes de saúde e ao lado da população, orientando nos cuidados quanto ao uso de medicamentos, na elaboração de laudos laboratoriais, na estética, nas equipes de vacinação, ou seja, numa série de atividades. Também tivemos uma vitória importante, conquistada por meio da luta dos vereadores Gilvandro Mota e Marcelo Serafim, que foi a aprovação do projeto de Lei que aumentou o número de vagas para farmacêuticos no concurso público da Prefeitura e a criação de novas vagas e novos cargos, a exemplo dos farmacêuticos citologistas. Só temos a comemorar”, disse Jardel, lembrando o PL 195/2019 do Executivo Municipal que aumentou o número de vagas para farmacêuticos em um próximo concurso público.
Durante a Sessão Solene, mais de 150 farmacêuticos foram agraciados com a honraria, dentre eles, o vereador Marcelo Serafim; o diretor presidente do Conselho Regional de Farmácia Amazonas, Jardel Inácio; Januário dos Santos, professor do curso de Farmácia; o Tenente Coronel Farmacêutico da Polícia Militar, Aluísio de Albuquerque, dentre outros.
O evento também contou com a participação dos representantes do Conselho Regional de Farmácia Amazonas (CRF/AM); Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas (Sinfar/Am); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Secretaria de Estado de Saúde (Susam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e outros.
Homenagem ao vereador Marcelo Serafim
O vereador Coronel Gilvandro, aproveitou a oportunidade para homenagear o colega vereador Marcelo Serafim (PSB), que é farmacêutico bioquímico pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em “Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia” pela FioCruz e atualmente preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus. “Quero dizer que o Marcelo é um vereador honrado, disciplinado, competente e dedicado e sei que a influência de ter sido um deputado federal lhe fez muito bem. O parlamento municipal é pequeno para ele. Quero também parabenizar o seu excelente trabalho à frente da Comissão de Saúde. É uma alegria poder tê-lo aqui”.
O vereador Marcelo Serafim (PSB) lembrou sua trajetória na área da Farmácia e destacou o seu apoio na luta pela valorização dos profissionais farmacêuticos. “Hoje temos muitas universidades formando novos profissionais farmacêuticos e eles precisam da nossa ajuda e do nosso apoio, para mostrar a aqueles que estão dentro do serviço público o quanto é importante a nossa categoria e o quanto que é fundamental que novos concursos e novas vagas sejam abertos para que novos colegas possam entrar. Aqueles que estão no serviço público são felizardos, já que aqueles que estão nas drogarias muitas vezes tem de trabalhar sábados, domingos e feriados, por plantões que não passam dos cem reais por 12h horas de trabalho. Isso é injusto e totalmente absurdo”, disse o vereador, criticando as más condições de trabalho dos farmacêuticos e comparando com a hora de trabalho paga a presidiários do regime semiaberto.
Uso Racional de Medicamentos
Durante a solenidade o vereador Coronel Gilvandro Mota lembrou a aprovação do projeto de Lei 059/2019 de sua autoria, que institui a Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos, sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. A primeira semana de maio foi escolhida para a realização de campanhas, ações e meios de chamar a atenção da população para esse problema, já que no dia 5 de Maio comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data de reflexão quanto ao uso indiscriminado de remédios e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação.
O projeto tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para que evite o uso indevido de medicamentos, combatendo as intoxicações e processos alérgicos e principalmente o agravamento de algumas patologias. No Brasil, anualmente são registrados cerca de 20 mil óbitos por intoxicação no Brasil e Manaus está em segundo lugar no ranking nacional do uso irracional de medicamentos. O uso irracional de medicamentos é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública e, portanto, não pode ficar sem um tratamento adequado.
“Agradeço ao prefeito Arthur Neto por sempre estar comprometido com pautas importantes para a população manauara. A automedicação causa muitos problemas e pode causar processos alérgicos, dependência e levar o indivíduo à morte”, disse o parlamentar.
Texto e foto: Assessoria do vereador Gilvandro Mota
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM