Na manhã desta quinta-feira (10/10), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro. O evento aconteceu no Plenário Adriano Jorge e teve como autora da propositura a vereadora Professora Professora Jacqueline (PHS), que preside a Comissão de Educação na Câmara Municipal. O vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC), membro da Comissão de Educação subscreveu a homenagem, junto do presidente da Casa Legislativa, vereador Joelson Silva (PSDB) e vereadores Professor Samuel (PHS), Fred Mota (PR), Isaac Tayah (PSDC), Gedeão Amorim (MDB), Professor Fransuá (PV), Elias Emanuel (PSDB) e Gilmar Nascimento (PSD).
O dia 15 de outubro foi escolhido como o Dia do Professor, porque nesse dia o imperador Dom Pedro I emitiu decreto criando o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os municípios do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados, além das condições trabalhistas dos professores. Em 1947 o professor Salomão Becker em conjunto com outros profissionais da área, criou um dia de confraternização em homenagem aos professores. Em 1963, a data foi oficializada através do decreto federal n° 52.682, assinado pelo presidente João Goulart.
Para o vereador Gilvandro Mota, essa homenagem também serve como reflexão sobre a educação e as condições de trabalhos dos professores do Brasil, que precisam ser valorizados. “É um momento de celebração, mas também de chamar a atenção para a Educação no Brasil, que não está tão boa assim. O Brasil precisa criar vergonha e investir realmente na Educação. Os professores precisam ser valorizados. Se tem algo que nós políticos temos que fazer na vida, é construir a sociedade baseada em educação. Parabenizo meus amigos dos Colégios Militares da Polícia Militar, que muito me ensinaram sobre esta profissão tão importante para a formação de qualquer pessoa. Que esse dia seja um dia de reflexão, que não seja só para falar coisas boas, mas para reconhecer que a educação no nosso país precisa de incentivo e não de cortes e falta de investimento”, disse o parlamentar, lembrando que seu mandato é pautado na busca pela melhoria da educação e tem como slogan a frase: “Educação é segurança”, pois só a partir da educação é que se melhora a segurança do cidadão, bem como todas as áreas.
Participaram da sessão especial a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Associação dos Professores de Manaus (Assprom), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), dentre outros.
Texto: Assessoria do vereador Gilvandro Mota
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM