Atividades voltadas à promoção da saúde das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no pré-natal do parceiro, serão algumas das ações voltadas à valorização da paternidade, promovidas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Núcleo de Saúde do Homem, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante o mês de agosto. Para o alcance dos objetivos, serão realizadas consultas e orientações sobre a importância da participação do pai/parceiro em todo o processo da gravidez e no pós-parto (puerpério) da esposa e/ou companheira.
Com base nas ações preconizadas pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, a presença do pai/parceiro nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto, é considerada muito importante, pois proporciona vantagens ao homem, à mulher e à criança. Trabalhos científicos comprovam que o envolvimento dos pais no cuidado com os filhos contribui positivamente no desenvolvimento das crianças, as quais terão condições de apresentar maior desenvolvimento cognitivo, melhor desempenho escolar e menos taxa de delinquência.
“O Núcleo de Saúde do Homem da Semsa estará trabalhando em parceria com a Saúde da Criança no Festival da Semana do Bebê Manauara 2019 durante todo o mês de agosto. A participação dos profissionais de saúde nas Rodas de Conversas nas creches e Cemeis, irão contribuir, com certeza, para o fortalecimento do vínculo familiar e, até mesmo na redução da violência doméstica”, afirma o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.
Atividades
Segundo o Ministério da Saúde, o tema deste ano “Maternidade também é lugar para o pai”, apresenta o slogan: Seja pai, esteja presente e participe! Com forte apelo à participação do homem, o tema pretende estimular o envolvimento do pai na vida de suas esposas/companheiras em todo o período de gestação e desenvolvimento do bebê.
As atividades a serem desenvolvidas, do ponto de vista do conteúdo, irão abordar a promoção do autocuidado pelo homem; a prevenção de doenças, ao realizar as consultas de pré-natal do parceiro; a realização de testes rápido para HIV, sífilis, hepatites, dentre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tratamento, se necessário, diminuindo a internação de recém-nascidos com doenças transmitidas de forma vertical; estimular a confiança do pai/parceiro e a mãe, diminuindo seus medos e angústias relativos ao parto e nascimento; esclarecimentos quanto aos direitos e deveres do pai/parceiro relacionados ao exercício da paternidade ativa; incentivar o compartilhamento do cuidado com o recém-nascido entre o pai/parceiro e a mãe; promover vínculos afetivos saudáveis e qualidade de vida para todos da família.
“O homem precisa ser acolhido e estimulado a participar desde o descobrimento da gravidez, para que possa contribuir na gestação mais saudável de sua esposa/companheira. Eles podem se preparar para oferecer o apoio físico e emocional que as suas parceiras precisam durante todo o pré-natal, pré-parto, parto, pós-parto e no desenvolvimento da criança”, observou Maria Eliny Rocha, chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa.
Texto – Wilson Reis / Semsa
Valorização da paternidade será trabalhada em ações de saúde Prefeitura Municipal de Manaus.