Até 30 de agosto, todas as unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) estão com inscrições abertas para os interessados na realização de perícia de investigação de paternidade, o exame de DNA .
O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, atualmente com 17 unidades no território paulista, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior. A relação completa e os endereços estão disponíveis neste link.
São 20 vagas disponíveis para a realização dos exames em cada CIC. O serviço, gratuito, é direcionado às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência (ou pobreza). Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos – filho(a), mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos da data designada para a coleta. Todos também deverão apresentar documento original com foto e certidão de nascimento do filho.
As coletas ocorrerão nas próprias unidades dos CICs, de 15 a 30 de setembro. As perícias serão realizadas pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, que firmou convênio para atuação nos CICs durante os próximos cinco anos.
Os laudos das perícias estarão disponíveis a partir de segunda semana de novembro, ocasião em que um defensor público fará abertura dos laudos e prestará orientação sobre as questões relativas à paternidade nos casos em que o resultado do exame for positivo.
O post Unidades do CIC têm inscrições abertas para teste de paternidade apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.