Garantir a manutenção e a conservação adequadas dos Parques urbanos e residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Esse é o principal objetivo do termo de cooperação técnica firmado, nesta semana, entre o Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).
A assinatura do termo foi feita entre o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, e o titular da Semulsp, Paulo Rocha Farias, na sede da UGPE, zona sul da capital. O Termo de Cooperação visa contribuir e adequar as ações de limpeza oferecidas pela Semulsp dentro dos espaços entregues pelo Prosamim, otimizando a coleta de lixo domiciliar, aumentando as ações de varrição e a manutenção de limpeza de vias públicas, dos parques e jardins entregues pelo Governo do Estado através do Prosamim.
A Semulsp já realiza ações de limpeza nas áreas do Prosamim, nas praças, parques, jardins, canteiros, dentre outras obras. No entanto, essa limpeza se restringia somente à vegetação desses espaços. O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que o Prosamim é um programa que realiza intervenção por toda a cidade e que, após a conclusão dessas obras, é necessário que o município cuide dessas obras e do referido convênio para a sustentabilidade dos espaços.
“A secretaria municipal de limpeza pública, ao longo da história do Prosamim, é uma das grandes parceiras do Governo do Estado na manutenção das obras. A equipe é eficiente e sempre atuante de forma colaborativa junto ao programa. Esse convênio tem o intuito de ajudar no fortalecimento da Semulsp para que continue exercendo esse excelente trabalho que realiza”, afirmou.
O Prosamim revitalizou áreas degradadas e construiu nos últimos dez anos vários parques urbanos e residenciais pela cidade. Esses novos espaços entregues à população necessitam de uma conservação e limpeza periódica, ocasionando dessa maneira, demandas novas de espaços urbanos que necessitam dos serviços da Semulsp.
Melhorias no monitoramento – O secretário da Semulsp, Paulo Rocha Farias, menciona que a secretaria de limpeza pública necessita ganhar mais capacidade operacional e o convênio assinado vai colabora para implementar uma estrutura de monitoramento que irá garantir mais agilidade e controle efetivo dessas áreas.
“Nesse processo de melhoria urbana que o Prosamim vem oferecendo à cidade de Manaus, a Semulsp acaba assumindo certas atribuições nessas áreas e faz com que tenhamos maior capacidade operacional”.
Recuperação dos Parques – O Governo do Estado do Amazonas iniciou as obras de recuperação dos sete Parques do Prosamim. As obras estão ocorrendo nos parques urbanos do Prosamim e tem por objetivo entregar esses espaços totalmente revitalizados ao município para a conservação dos mesmos.