Durante quatro dias, dirigentes e gestores do setor industrial, estudantes e pesquisadores estarão reunidos no 2º Workshop do Projeto Îakaê, com o propósito de debater problemas da indústria e, de forma conjunta, desenvolver soluções práticas. O evento iniciou na última segunda-feira (29/07) e segue até esta quinta-feira (1º/08) no Samsung Ocean Center, localizado na escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).
O projeto Îakaê tem o objetivo de aproximar as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) do ecossistema de empreendedorismo e inovação local. É uma iniciativa entre Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Samsung Ocean Center, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Comunidade Jaraqui Valley.
Para a professora da UEA e pesquisadora do Samsung Ocean Center, Michella Lasmar, o 2º Workshop oferece a oportunidade de falar sobre a cultura da indústria 4.0 como forma de beneficiar o PIM e, ao mesmo tempo, criar um cenário de interação, negociação entre o ecossistema inovador e as indústrias. “No primeiro workshop identificamos alguns problemas que se repetem tanto na indústria local quanto na nacional, e são problemas que, para o ecossistema de inovação, a tecnologia, eles resolvem de forma mais especializada”, salientou.
O vice-reitor da UEA, Cleto Leal, destacou que o projeto é uma importante oportunidade de discutir os problemas das empresas. “Estaremos reunidos durante esses quatro dias para que possamos colaborar com o desenvolvimento do processo produtivo das indústrias e empresas”, salientou.
Palestras
Ao final do evento será realizada uma avaliação pela organização e, com a aprovação das empresas, haverá um acompanhamento de implantações dos resultados do projeto. A programação da quarta e última noite do Workshop, nesta quinta (1º/08), PODE ser conferida abaixo.
Sobre o projeto – O Îakaê – termo que significa “caminhos”, na língua tupi – surgiu em maio de 2019 e visa integrar os profissionais das empresas com pesquisadores e professores para discutir problemas da indústria e, de forma conjunta, desenvolver soluções práticas, preferencialmente de baixo custo, que possam trazer benefícios às empresas em prazo razoável.
As fases do projeto incluem workshops e finalizam em setembro, com um Hackathon para apresentação dos principais problemas identificados da indústria local aos empreendedores para gerar soluções pelas equipes formadas durante o projeto.
Programação
4ª noite – Quinta-feira (1º/08)
Workshop: “Levantando Problemas”
Local: Ocean Center (EST-UEA), com capacidade para 50 pessoas
18h-21h – Levantamento de Oportunidades – Método Brainwriting
Facilitadoras: Michella Lasmar (Ocean Center), Olinda Marinho (Rami/FPF), Gláucia Campos (PPED)