A TV Brasil conquistou mais um prêmio de jornalismo com o Caminhos da Reportagem. Desta vez, o programa “O poder da (des)informação”, exibido pela emissora em 04 de outubro de 2018, venceu o “Prêmio de TV – Clara de Assis”, na categoria documentário, conferido pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além desse, o episódio “A Arquitetura que nos Une”, exibido em novembro de 2018, também concorreu na mesma categoria do vencedor.
O episódio “O poder da (des)informação”, mostrou como as fake news ganham cada vez mais força na era da informação e como as notícias falsas têm afetado a vida de muitas pessoas. A reportagem discutiu por que a desinformação tem ganhado espaço num momento em que o acesso à informação está na palma das mãos.
A premiação da CNBB visa a reconhecer trabalhos inspirados nos valores humanos e cristãos em diversas áreas da comunicação e da arte.
A gerente do Núcleo de Programas Jornalísticos da TV Brasil, Cintia Vargas, recebeu o troféu em nome de toda a equipe durante o 11º Mutirão Brasileiro da Comunicação, em Goiânia, realizado em 19 de julho.
A equipe do programa “O poder da (des)informação” foi composta por:
Reportagem: Gracielly Bittencourt
Produção: Amanda Cieglinski, Gracielly Bittencourt, Naitê Almeida
Apoio à produção: Alessandra Lago, Aline Beckstein, Paula Abritta, Camila Fregona (TV UFES)
Imagens: Rogerio Verçoza, Sigmar Gonçalves
Apoio às imagens: Amâncio Ronqui, Ana Oggioni (TV UFES), André Rodrigo Pacheco, Alexandre Souza, Caio do Carmo, Daiana Rocha (TV UFES),João Marcos Barbosa, Leandro Oliveira, Nicolas Rodrigues (TV UFES)
Auxílio técnico: Dailton Matos, Edivan Viana
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagem e finalização: Henrique Corrêa, Márcio Stuckert
Arte: Julia Costa
Coordenadora do Núcleo de Programas Jornalísticos: Ana Passos
Gerente do Núcleo de Programas Jornalísticos: Cintia Vargas
Edição: Narjara Carvalho