Em homenagem ao aniversário de Manaus, a TV ALE produziu um programa especial sobre as várias nuances da cidade, desde a visão turística à visão dos moradores. O que era para ser apenas uma compilação de matérias já produzidas sobre Manaus, deu lugar a um programa inteiro dedicado a nossa metrópole: o Manaus 350 anos.
Segundo uma das apresentadoras do programa, Raquel Albuquerque, o Manaus 350 anos nasceu da ideia de parabenizar a cidade com matérias já produzidas, mas a temática do aniversário suscitou outras novas pautas e a produção da TV ALE começou a trabalhar um programa especial.
“Inicialmente era apenas uma série de matérias especiais, mas o volume de matérias era tão grande e tão rico, que percebemos que Manaus merecia um espaço maior na programação. Foi quando tivemos a ideia de um programa novo e incluímos algumas matérias inéditas sobre Manaus. Nele, nós destacamos a linguagem única do manauara, a culinária, o turismo que movimenta a nossa economia, a tecnologia e os pontos de visitação turísticos. Mas tivemos o cuidado de também dar espaço para as preocupações de quem vive na cidade, como o trânsito que, como em toda metrópole, apresenta problemas”, enumerou.
A contribuição do parlamento estadual também é abordada no Manaus 350 anos. “Nas matérias tivemos a intenção também de fazer uma associação com o parlamento, ou seja, como o os deputados estaduais contribuem com o desenvolvimento da cidade. Um exemplo bem recente dessa contribuição foi o Projeto de Lei apresentado pelo deputado Adjuto Afonso, e aprovado em plenário, que torna o nosso sanduíche X-Caboquinho patrimônio cultural e imaterial do estado. Muita gente não sabe, mas isso agrega um valor ao produto, que oficialmente é registrado como pertencente à culinária amazonense”, exemplificou.
O coordenador da TV, Saulo Borges, falou sobre a iniciativa: “Desde o início desta legislatura a nossa missão aqui na TV ALE é imprimir um diferencial, um atrativo maior para o telespectador, por isso a nossa intenção foi trabalhar matérias de interesse popular, sem deixar de mostrar as ações dos parlamentares. Por isso esta visão especial sobre o aniversário da cidade, com um tratamento especial, com leveza e o tema possibilitou isso”, afirmou.
O Manaus 350 terá duas apresentações inéditas: uma será exibida na próxima quinta-feira (24) e outra na quinta-feira (25), às 08h 30min e no horário do Aleam Notícias, às 17h, na TV ALE no canal 55.3 e 6 na Net Digital. A produção é de Rafael Marques, Moisés Monteiro, Leandro Leite e Michelle Bahia, com apresentação de Raquel Albuquerque e Amanda Monteiro.
Documentário
Após o Manaus 350 anos, a TV ALE vai exibir três episódios do documentário Contos de Vida e Norte, às 17h30min. O projeto é uma parceria entre a TV e o coletivo Cumbuca e apresenta três personagens que usam a arte para se expressar. O documentário foi um dos 14 contemplados no SaferLab, laboratório de contra-narrativas do discurso de ódio realizado pela SaferNet Brasil em parceria com o Google e a Unicef Brasil.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Elisa Garcia Maia