Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Municipal de Arte-Educação (CMAE) Aníbal Beça no bairro São José, Zona Leste de Manaus, foi tema de uma tribuna popular promovida pelo vereador Professor Gedeão Amorim (MDB) na manhã de quarta-feira (10/4) no plenário Adriano Jorge na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Contando com a presença do diretor do centro, professor Jorge Farache, professores, alunos e comunidade em geral, a tribuna começou com o discurso do vereador Gedeão Amorim, que enalteceu o trabalho desenvolvido no CMAE, destacou a dedicação dos profissionais e pediu aos vereadores ajuda no incentivo das atividades culturais e de educação oferecidas no local.
“São 17 anos de existência do centro que faz um excelente trabalho atendendo estudantes de mais de 70 escolas do município e do estado, assim como pessoas da comunidade com uma produção de mais de 8 mil pessoas egressas da instituição como profissionais no mercado de trabalho. Nós, como representantes da população, precisamos conhecer as atividades e desenvolver um olhar mais focado em instituições como esta” disse.
Após a apresentação do Grupo de Clarinete Rio Negro, um dos grupos artísticos do CMAE Aníbal Beça, o diretor Jorge Farache mostrou aos presentes a estrutura em que são realizados os trabalhos dos profissionais, ressaltou a importância do centro em tirar crianças e jovens da ociosidade desenvolvendo o desejo destes pela cultura, enfatizou ainda que a Zona Leste deve ser reconhecida, não como uma zona vermelha, mascom um local que abraça a cultura.
Jorge Farache parabenizou a iniciativa do vereador Gedeão Amorim e agradeceu a oportunidade de divulgar as ações realizadas por toda a equipe do centro junto à comunidade.
“A iniciativa do Professor Gedeão Amorim como presidente da Comissão de Cultura é extremamente válida para valorizar as ações realizadas pelos centros de arte e cultura, que por muitas vezes não são reconhecidas e até mesmo conhecidas pela população e acabam silenciadas e esquecidas. O espaço que tivemos junto aos representantes do povo nesta manhã nos permite divulgar o nosso trabalho junto à comunidade” declarou.
Centro Municipal de Arte-Educação Aníbal Beça
O CMAE desenvolve suas atividades de segunda a sexta-feira no turno matutino, vespertino e noturno e oferece cursos de artes visuais, danças, teatro, música, informática básica e avançada e ginástica. Além dos cursos o centro desenvolve atividades de grupos artísticos como o Grupo de Percussão Alternativa “CURUMIM NA LATA”, Grupo de Flauta Doce “OS SOPRANINOS”, Grupo Coral “I MUSICCI”, Projeto “ORQUESTRA EXPERIMENTAL” e Grupo de Dança “RITMOS”.
Texto: Assessoria de comunicação vereador Professor Gedeão Amorim
Foto: Assessoria de comunicação vereador Professor Gedeão Amorim