O evento terá minicursos, mesas-redondas e apresentações artísticas
As inscrições para a quarta edição do Transfronteiras estão abertas até o próximo domingo (25/08). O evento tem como tema “Descolonização dos Saberes: por uma crítica da cultura” e será realizado nos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira) de setembro, às 9h30, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat-UEA), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro, zona sul.
O evento acontece também no município de Tefé. A cerimônia de abertura em Manaus será transmitida por meio de IPTV. Os alunos devem ficar atentos à programação diferenciada. Para mais informações sobre os Grupos de Trabalhos (GTs) das duas cidades, acessem o link no final da matéria.
Como participar – O processo de inscrição e/ou submissão de trabalhos acontece até o próximo domingo (25/08) e deve ser realizado pelo link oferecido abaixo. O evento é destinado a estudantes e professores de graduação e pós-graduação. As taxas variam de acordo com a modalidade: para ouvintes, a taxa é de R$ 15.
Segundo a organização, o evento objetiva ser um espaço de discussão, de reflexões e práticas no campo da cultura, que têm se constituído contra hegemônicas, das várias interpretações e críticas das formas de artes, passando pelas novas epistemologias do sul até os insurgentes debates sobre gênero.
A conferência de abertura será realizada pela professora-doutora em história, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e atualmente professora titular do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, Maria Leticia Mazzucchi Ferreira.
Sobre o evento – Transfronteiras é um evento acadêmico realizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA. É voltado para áreas acadêmicas, político e cultural e procura provocar reflexões e debates acerca de uma nova forma de produção de saberes a partir do olhar dos sujeitos; suas tensões traduzidas em falas, danças, gritos, marchas, manifestações artísticas, movimentos sociais etc.