A 11ª edição do tradicional Bazar do Dia das Mães, promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), encerrou nesta segunda-feira (29/4) e contou com a exposição de peças artesanais indígenas. O evento ocorreu no primeiro andar da Casa Legislativa com início, das 8h às 14h.
O artesão indígena, Felipe Aleixo, 61 anos, que fabrica peças artesanais indígenas há mais de vinte anos disse que, além da oportunidade de expor e comercializar suas peças, a exposição foi benéfica porque trouxe um lucro para ele e toda comunidade da Terra Preta, que fica localizada na margem esquerda do Rio Negro.
“Produzimos colheres, barquinhos para ornamentação, brincos e colares com tucum e sementes, chapéus de piaçaba, entre outros. Por meio dessas exposições conseguimos gerar um lucro e assim sustentar nossas famílias”, disse Felipe.
Os bonecos de crochê, conhecidos como amigurumis foram a atração principal do bazar. Eles foram expostos pela artesã, Simone Oliveira, 43 anos, que está no ramo há três anos. Ela disse que os bichinhos de crochê ou tricô estão super em alta e são uma ótima opção para presentear as mães. “Além dos bonecos também produzimos cestas, tapetes, chaveiros e muito mais, tudo feito a mão”, ressalta.
A servidora, Clênia Gondim parabenizou a ação promovida na Casa. Segundo ela, a mostra que lhe chamou mais atenção foi a exposição de sapatos. “Fiquei encantada com a qualidade e o preço justo dos sapatos que foram exibidos no bazar, todos os envolvidos estão de parabéns”, finalizou.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Aguilar Rocha – Dircom/CMM