O delegado Paulo Barros, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara, em conjunto com a Casa de Maria, representada pela coordenadora Tânia Chantel, realizaram na tarde de sexta-feira (16/08) uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. O encontro ocorreu na Feira Científica, nas dependências da Escola Estadual Professora Berezith Nascimento da Silva, naquele município, distante 176 quilômetros em linha reta da capital.
De acordo com o delegado, a palestra teve como objetivo alertar as pessoas sobre os crimes cometidos no âmbito da violência doméstica. Na Feira Cientifica, alunos, professores e demais funcionários da unidade educacional receberam orientações sobre temas relacionados à violência doméstica, Lei Maria da Penha, medidas protetivas e feminicídio.
Os profissionais que ministraram a palestra assistiram a uma apresentação realizada pelos alunos da escola, sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha. Conforme Barros, a presença dos profissionais na Escola Berezith é mais um dos eventos organizados pela Casa de Maria, em alusão ao Agosto Lilás, campanha de Combate à Violência Contra a Mulher.
“No encontro, pude esclarecer algumas dúvidas do público e falei sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha, além de explicar sobre a medida protetiva de urgência e a importância da denúncia contra a violência doméstica”, disse Barros.
A autoridade policial informou que o próximo evento acontecerá na manhã desta quarta-feira (21/08) deste ano, às 10h, na Casa de Maria, situada no anexo da DIP de Itacoatiara. Na ocasião, será assinado um convênio entre a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) para atendimento jurídico gratuito para as mulheres, crianças e idosos, vítimas de violência doméstica.