O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Marcelo Serafim (PSDB) e o vice-presidente, vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS), receberam na manhã desta terça-feira (21/5), na sala de Cinema Silvino Santos, um grupo de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), do quadro do Regime Especial Temporário (RET).
De acordo com Marcelo Serafim, a categoria procurou à casa legislativa para pedir ajuda em relação a demissão de 230 servidores, entre eles cirurgiões dentistas, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, psicólogos, serviços gerais e agentes administrativos, que serão exonerados a partir de 1º de junho. Os servidores prestam serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da prefeitura de Manaus.
Marcelo Serafim adiantou que vai procurar o governador do estado, Wilson Lima, para levar as reivindicações e marcar uma reunião entre os representantes dos servidores da saúde e o governo do Estado do Amazonas.
“A Câmara Municipal através da Comissão de Saúde vai fazer a interlocução entre os servidores e o município e entre o município e o estado. O que nós estamos querendo é que a exoneração dessas pessoas que são RET municipalizadas sejam revertidas. São 230 profissionais que dedicaram uma vida dentro das nossas UBS e que não podem de uma hora para outra serem jogados fora, como estão fazendo”, salienta.
Ewerton Wanderley lamentou a demissão dos servidores e disse que a saúde pública já tem as suas dificuldades, o SUS enfrenta as suas problemáticas diariamente. “É lamentável o que aconteceu, uma vez que a gente sabe, um precisa do outro, mas na contrapartida o estado trabalhou o contrário “, enfatiza.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM