Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: TCE-AM aprova contas do prefeito Arthur Neto com ressalvas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

TCE-AM aprova contas do prefeito Arthur Neto com ressalvas

10/12/2019
WhatsApp Image 2019 12 10 at 14.04.53
Compartilhar

Acesse o parecer AQUI
Acesse o relatório e o voto AQUI
O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aprovou com ressalvas e uma determinação as contas do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, referentes ao exercício financeiro de 2018 com um orçamento total de R$ 4,7 bilhões. A análise das contas ocorreu em sessão especial nesta terça-feira (10) e a aprovação resulta na emissão de um parecer prévio que será encaminhado ao Legislativo Municipal, responsável pelo julgamento político das contas do prefeito.
O relator das contas do prefeito, conselheiro Ari Moutinho Júnior, acatou as dez recomendações feitas pelo procurador de contas Carlos Alberto Souza de Almeida, além de incluir outras 15 recomendações e uma determinação sugerida pelo conselheiro Érico Desterro.
Em seu voto, o conselheiro Ari Moutinho considerou que a administração municipal cumpriu todas as exigências previstas em lei. “Manaus é o segundo maior orçamento do Estado e nós temos que ter acima de tudo critério, respeito, transparência e compromisso, principalmente com o jurisdicionado. Nós aqui entendemos que municipalidade atingiu os objetivos constitucionais e votamos pela aprovação das contas”, declarou o conselheiro.
Ressalvas e determinação
Entre as ressalvas apontadas estão a apresentação de um sistema online para verificar a transparência do uso de transferências voluntárias, a realização de um plano de ação para evitar a contratação de servidores temporários, executar obras de macrodrenagem, a revisão da listagem de devedores do Município inscritos em sua dívida ativa e a construção de aterro sanitário seguindo as diretrizes legais, entre outros.
Ainda entre as recomendações, o relator orientou que fosse dada prioridade à educação básica, de responsabilidade do governo do município, cessando o investimento em ensino superior, por meio dos programas de Bolsa Universidade e Bolsa Pós-graduação.
O conselheiro Érico Desterro, em seu voto, sugeriu que esta recomendação se tornasse determinação do Tribunal, para que a Prefeitura cesse os programas universitários no ano de 2020, sob pena de ter as contas reprovadas.
A sugestão foi acatada pelo relator e pelos demais membros do Pleno. “Não podemos aceitar por parte do município investimento em nível superior se ainda existe necessidades básicas na rede primária, esses foram pontos de destaques propostos pelo conselheiro Érico Desterro e aceitados por esse relator”, explicou o conselheiro Ari Moutinho Júnior.
Participaram da sessão os conselheiros Ari Moutinho Júnior, Érico Desterro, Josué Filho, o vice-presidente conselheiro Mario de Mello, os auditores Mário Filho e Luiz Henrique, além da presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, que conduziu a sessão especial. O auditor recém-empossado, Alber Furtado, participou pela primeira vez da sessão do Pleno, mas não participou da votação. Os conselheiros Julio Cabral e Júlio Pinheiro, além do auditor Alípio Firmo Filho estavam ausentes da sessão por motivo justificado.
Texto: Deborah Oliveira | Fotos: Ana Claudia Jatahy e Nataly David

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Básica, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Estado do Amazonas, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Manaus, Prefeito Arthur Neto, Região Norte do Brasil, TCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE, Transparência, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Presidente do TCE-AM prestigia posse do ministro Mauro Campbell como Corregedor Nacional de Justiça

03/09/2024

Auditor do TCE-AM suspende concurso da Câmara Municipal por indícios de irregularidades

02/09/2024

TCE-AM e MP-AM firmam parceria para fortalecer a fiscalização do sistema prisional do AM

02/09/2024

TCE-AM reprova contas e multa ex-presidente da Câmara de Jutaí em R$ 20 mil

02/09/2024

Presidente do TCE-AM entrega kits aos servidores-atletas da OTC 2024

02/09/2024

Conselheira-Presidente do TCE-AM participa de posse da nova diretoria da ASTC

28/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus