FOTO: Divulgação/SSP-AM
Neste sábado (19/10), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) promoveu uma ação social em uma ação social em alusão ao “Outubro Rosa”. O evento, em parceria com o grupo Amigos em Ação Solidária (Asas), ofereceu gratuitamente à comunidade serviços médicos, odontológicos, jurídicos, corte de cabelo, quiropraxia, entre outros.
Na SSP, a ação foi coordenada pelo Departamento de Prevenção da Violência e Secretaria Executiva-Adjunta de Gestão Integrada (Seagi). “Este foi um atendimento preventivo, com equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, advogados, quiropraxitas, fisioterapeutas, integrando a comunidade com a Polícia. Até porque a atividade policial não diz respeito somente à atividade repressiva, mas também preventiva”, explicou o coordenador do DPV, capitão Diego Paiva.
Idealizador do grupo Asas, formado por cerca de 60 profissionais, o médico Israelson Taveira disse que o projeto é sem fins lucrativos, criado para prover serviços voluntários em saúde e cidadania. A iniciativa busca proporcionar cuidado humanizado e de excelência para a população carente de recursos no Amazonas.
“Há seis anos trabalhamos a assistência à saúde comunitária, e o nosso maior objetivo é promover saúde, além de assistência jurídica, serviço social e outras necessidades”, explicou o médico.
A ação ocorreu no Comando de Policiamento de Área Norte (CPA-Norte), no bairro Novo Aleixo, zona norte da cidade. Entre outros serviços ofertados, houve consultas ginecológicas, psicológicas e fonoaudiológicas, orientações sobre direito previdenciário, serviço social, além de atendimento de profissionais de enfermagem que integraram a equipe de triagem.