Nesta segunda- feira (2), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), parabenizou 54º Festival Folclórico de Parintins e a conquista do 32º título do Boi Garantido, que garantiu a vitória e levou o troféu de campeão.
O parlamentar que é presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), também abordou um assunto frequentemente debatido por ele que é a contaminação da água no município de Parintins considerado segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município mais habitado com 113.168 habitantes. Ele ressaltou ainda sobre as diversas providências que vem tomando referente ao assunto.
Através da CGRHMGES, Sinésio solicitou cópia do Relatório de Avaliação das Águas de Abastecimento de Parintins, produzido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município, realizou Audiência Pública na Assembleia Legislativa que debateu e encaminhar providências sobre a qualidade da água e a situação efetiva do abastecimento de água potável no estado do Amazonas, solicitou que a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), fizesse a análise da qualidade da água de poços artesianos de Parintins, que constatou a contaminação de 7 poços, culminando na realização da Audiência Pública no Auditório da UEA – Polo Parintins, que teve como pauta a realidade da vigilância e da qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento do município.
“Desde quando recebemos em nosso gabinete a denúncia da contaminação da água em Parintins imediatamente começamos a tomar as medidas cabíveis sobre o assunto. Nosso mandato não tem o perfil de começar um assunto e não concluir. Parabenizamos sim o Festival Folclórico que merece todo seu prestígio, mas não podemos jamais esquecer de buscar solucionar esse problema da água que vem prejudicando a saúde de quem reside no município”, disse o deputado.
Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental- Taca
Como proposta de encaminhamento da Audiência Pública ocorrida no município, o deputado Sinésio solicitou que fosse realizada uma reunião técnica entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Empresa Águas de Manaus e Serviço Geológico do Brasil, que resultou na oficialização do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental- TACA, entre o Instituto de Proteção Ambiental e a Empresa Águas de Manaus, que será utilizado em prol da população de Parintins, através da realização de estudos técnicos referentes à avaliação da qualidade da água de abastecimento público de Parintins, totalizando a análise em 35 poços.
“Acreditamos que esse Termo de Ajustamento de Conduta possa nos constatar quantos poços de fato estão contaminados no município. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) para cada R$ 1 investido em saneamento básico se economiza R$ 4 em procedimentos médicos, principalmente, em relação às doenças infectocontagiosas. O debate sobre Saneamento Básico não vai parar, pois sabemos que nosso Estado é considerado o 3º pior do Brasil e entendemos que água deve ser vida e não morte para a população”, encerrou Sinésio.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013