A Secretaria de Estado do trabalho (SETRAB) ofertou para a população cerca de 5.341 oportunidades de trabalho, de janeiro a julho deste ano, representando um aumento de 92,54%, comparado ao mesmo período do ano passado. Tal resultado, segundo a secretária da SETRAB, Neila Azrak, foi possível com o resgate da confiança de empresários e associações nos serviços da secretaria.
“Estamos vendo o resultado do nosso trabalho de formiguinha desde janeiro, resgatando a credibilidade e buscando confiança dos empresários em nossos serviços. E a SETRAB agradece a todos os parceiros por terem um olhar diferenciado, humano, juntos Podemos promover a dignidade e a qualidade de vida para os cidadãos e suas famílias”, afirmou.
Na última quarta-feira (28/08), a SETRAB se reuniu com entidades, associações, e representantes de uma empresa que ofertou 160 vagas de emprego para jovem aprendiz e pessoas com deficiência (PCDs). Na ocasião, foi discutido sobre a importância da inclusão e da oportunidade para os jovens e para as pessoas com deficiência.
A SETRAB busca, ainda, parcerias com empresas e associações para gerar novas oportunidades no Amazonas. De acordo com a secretária Neila, os empregadores podem procurar a sede da SETRAB para contar com os serviços de divulgação de vagas, encaminhamento de candidatos, emissão de carteira de trabalho, bolsa desemprego, além de estrutura e salas para a realização de seleções na própria sede.
Além do mercado de trabalho formal, a SETRAB incentiva o artesanato e economia solidária no Estado como uma ótima alternativa econômica. Só de janeiro até o início de julho deste ano, as vendas de biojoias, ecojoias, itens de decoração e acessórios já renderam mais de R$ 722 mil para os artesãos do Amazonas.
“A SETRAB realiza e participa de exposições de artesanato e esses eventos são uma grande oportunidade de promover a cultura local para outras partes do país e do mundo. E não só isso, mas propiciar a participação dos nossos artesãos do nosso Amazonas significa geração de renda, sustento de famílias, e ainda impacta positivamente a economia do nosso Estado”, afirmou Neila.