Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sepror lança projeto ‘Caseiro Rural’ para capacitar trabalhadores do interior do Estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Sepror lança projeto ‘Caseiro Rural’ para capacitar trabalhadores do interior do Estado

13/12/2019
Compartilhar

Sepror lança projeto ‘Caseiro Rural’ para capacitar trabalhadores do interior do Estado18:15 – 13/12/2019
FOTO: DJALMA JÚNIOR/SEPROR
O projeto inovador irá oferecer diversas turmas do curso durante todo o ano de 2020
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e seus órgãos vinculados (Idam, Adaf e ADS), lançou, nesta sexta-feira (13/12), o projeto “Caseiro Rural”, que vai oferecer um curso voltado para trabalhadores e caseiros rurais com turmas mensais durante todo o ano de 2020. A primeira capacitação está prevista para iniciar em janeiro de 2020.
“O objetivo do projeto é formar mão de obra rural qualificada para empregabilidade direta em um dos mais de 100 mil estabelecimentos rurais no estado”, informou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.
A estimativa é de que cada turma seja formada por 40 interessados em trabalhar no campo, que terão acesso às informações básicas sobre produção vegetal e animal, tratos culturais, manejo e também, boas práticas domésticas.
Gratuito – O curso é gratuito e será dividido em encontros teóricos e práticos realizados na própria Sepror e pelos técnicos da Sepror, onde os participantes receberão orientações sobre acompanhamento de plantios até a colheita e pós-colheita, controle de pragas e doenças, cuidados com o bem estar dos animais.
Também aprenderão a fazer pequenas manutenções elétricas e hidráulicas na propriedade rural e terão noções de segurança, assim como conhecerão sobre questões envolvendo a saúde no trabalho, direitos e deveres e primeiros socorros.
Início – A primeira turma terá início no dia 22 de janeiro e terminará no dia 24 do mesmo mês, seguida de outras 11 turmas, sempre ao final de cada mês. A Sepror espera disponibilizar no site a relação nominal de trabalhadores qualificados e encaminhar a relação para o cadastro de emprego (Sine) visando a empregabilidade dos egressos do curso.
Revista – Ainda durante o evento foi lançada a revista “Produzir Amazonas”, um publicação dirigida ao setor primário, que, ao longo de 2019, recebeu diversas ações realizadas pelo Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), com o objetivo de auxiliar do seu desenvolvimento.
Campanhas de combate à febre aftosa, pagamento da subvenção da juta, cursos, emissões de cartões do produtor e retomada da Expoagro estão entre os diversos destaques contidos na revista. Inicialmente, mil exemplares estarão à disposição dos interessados, mas a tiragem poderá atingir até 5 mil exemplares nas próximas edições.
O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, destacou a importância da concretização de todo o trabalho realizado pelo Sistema Sepror em 2019. “A revista Produzir Amazonas apresenta os resultados dos esforços dos colaboradores do Sistema Sepror, no sentido de melhorar a vida do homem do campo, com ações concretas que fortaleceram o setor primário do Estado, na assistência técnica rural, na defesa agropecuária e na comercialização dos produtos agropecuários”.
Galeria – Foram entregues ainda três Galerias em homenagem aos secretários e diretores-presidentes que assumiram os cargos na Sepror, na Adaf e na ADS ao longo de suas existências. O Idam foi o pioneiro na elaboração da galeria, o que motivou as demais autarquias do sistema a aderirem à homenagem. Na ocasião, o secretário e os diretores-presidentes dos respectivos órgão fizeram o descerramento das Galerias.
“A história tem que ser preservada, independente de política partidária, independente de acerto ou erro de gestão. Nós vamos passar e as instituições ficam. Todos deram a sua contribuição, portanto merecem ter seu nome gravado na história. Com esse ato, o governo Wilson Lima mostra que não tem vaidade política, apenas reconhece os fatos. Colocar os ex-presidentes e ex-secretários no lugar devido é uma questão de justiça por tudo o que fizeram”, comentou Flávio Antony Filho, diretor-presidente da ADS.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Saúde
Redação Informe Manaus 13/12/2019 13/12/2019
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Festival de Férias tem início com atividades lúdicas e culturais para crianças em Manaus

05/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (05/07)

05/07/2025
Governo do Amazonas

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

05/07/2025
Governo do Amazonas

Corrida do Fogo terá ‘experiência bombeiro’ com tirolesa, passeio de viatura e tanques de crioterapia

05/07/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas: Trupe Ave Lola apresenta espetáculo premiado ‘Manaós – Uma saga de luz e sombra’

05/07/2025
Governo do Amazonas

‘NuAnces’ leva magia e ancestralidade ao Largo de São Sebastião neste sábado

05/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus