Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão participando de uma oficina de Capacitação com o tema “Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes” até a próxima sexta-feira (3), na Escola do Legislativo José Lindoso.
Iniciada na segunda-feira (30), no horário de 08h às 17h, a oficina é destinada a servidores da área de segurança do trabalho e de saúde, com o intuito de ajudar os trabalhadores a prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Divididos em quatro salas de treinamento, os 30 participantes fazem estudo teórico e de casos concretos em uma análise junto ao professor Sênior de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Rodolfo Vilela, para análise e discussão.
Segundo a monitora da oficina, Manoela Lopes, a questão da segurança do trabalho muitas vezes é tratada de forma pontual, tornando-se ineficiente na prevenção dos acidentes. “Esse curso tem uma visão mais ampliada e sistêmica de análise de acidentes em maior profundidade, porque muitas análises acabam acontecendo em um paradigma que foca uma ou outra causa como a causa de um evento que consideramos multifatorial. Assim, existem causas que são de tempos atrás – que chamamos determinantes – que podem influir, como decisões gerenciais que contribuem para a causa de acidentes, por isso é importantes pensar em diferentes medidas para prevenir acidentes”, explicou.
A monitora chamou a atenção para as consequências trazidas pelos acidentes de trabalho. “Os acidentes têm custos sociais para a família do acidentado, para a empresa e para o próprio trabalhador, por isso é importante evitá-los”, afirmou.
Sidclei Lima, enfermeiro especialista em saúde do trabalhador, participa do curso através do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest) e destacou a importância da oficina como uma ‘reciclagem’. “Esta oficina contribui para a melhoria da nossa formação, de como podemos prestar assistência de vigilância e segurança do trabalho na prevenção de acidentes e isso significa uma reciclagem, porque a legislação muda a cada dia e temos de estar atualizados”, afirmou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Rubilar Santos/Aleam