A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) recebeu na manhã desta sexta-feira, 6/12, o Encontro Aqua Paralímpico Brasileiro, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A ação realizada pela primeira vez em Manaus, faz parte de um movimento que acontecerá por todo o Brasil entre os dias 7 a 14 de dezembro.
A atividade aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a participação de alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino, além de estudantes de educação física e pós-graduação nos cursos de psicomotricidade, educação especial, física escolar e treinamento desportivo, além de familiares e convidados.
O Aqua Paralímpico tem a finalidade de promover a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência, envolvendo atividades desportivas, em especial a natação. Durante a atividade a Gerente de Educação Especial da Semed, Dayla Menezes, enfatizou que foi um orgulho a rede municipal de Manaus ter sido agraciada com evento como Aqua Paralímpico, que trabalha a inclusão por meio do esporte em diversos estados brasileiros.
“É com grande orgulho que Manaus recebe este evento do Comitê Paralímpico Brasileiro. Precisamos de mais e mais eventos, o ano inteiro para nosso público especifico. Manaus não medirá esforços para estar sempre, de maneira positiva, nessa pauta e nessas realizações”, enfatizou Dayla.
Em Manaus, a atividade foi desenvolvida com aproximadamente 200 alunos da rede municipal na piscina e em salas de aulas da Escola André Vidal. Na parte externa da unidade aconteceu o festival de natação, já nas salas de aula foram realizadas exposições de desenhos confeccionados pelos próprios alunos.
A atividade contou ainda com a medalhista nos Jogos Paralímpicos de Londres e Panamericano Paralimpico de Lima e madrinha do Aqua Manaus 2019, Lucilene da Silva Souza, que abrilhantou a atividade dando uma palavra de incentivo ao professores que militam na questão da inclusão de pessoas com deficiência da capital amazonense e alunos que almejam e pensam e se tornar atletas profissionais.
Segundo o coordenador do evento em Manaus e formador da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, Porthos Branco, eventos como esses são bastantes significativos, pois trabalha inclusão social e a cidadania ao mesmo tempo.
“Tudo isso faz parte de uma construção cidadão que todas as pessoas têm direito. Estamos aqui ensinando e garantindo isso. Ações como essa são muito importantes para o futuro delas e de nossa sociedade como um todo”, finalizou Porthos.
Texto: Emerson Santos
Fotos:
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054