Aproximadamente 170 estudantes detodas as Divisões Distritais Zonais (DDZ), que fazem parte do programa Acelera Brasil, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) em parceria com o Insituto Ayrton Senna, participaram, nesta sexta-feira, 12/12, da 1ª edição da Gincana Municipal Acelera Brasil. O evento foi realizado no Parque Municipal do Idoso, localizado no conjunto Vila Amazonas, na zona centro-sul da cidade.
Cada DDZ foi representada por uma unidade de ensino, as selecionadas foram: Joaquim da Silva Pinheiro (DDZ Sul), Carlos Gomes (DDZ Oeste), João Goulart (DDZ Norte), Aristófanes Castro (DDZ Centro-sul), Raimunda Barroso (DDZ Leste 1), Divino Pimenta (DDZ Leste 2) e Maria Leide (DDZ Rural).
A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, realizou a abertura oficial do evento e lembrou que este é um momento importante para a Semed.
“Hoje é um dia muito especial para gente porque é a culminância desse trabalho, coordenado pela professora Neuza na Semes, que tem batalhado para uma finalidade única que é garantir que as crianças possam seguir na sua rota de aprendizagem na idade certa”, completou a secretária.
A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo e Reforço Escolar do IAS na Semed, Neuza Viana, explicou que a primeira gincana municipal do Acelera Brasil surgiu de uma necessidade de fomentar a força e o empenho de cada professor, tutor e da equipe como um todo e também para comemorar cinco anos de parceria com o Instituto Ayrton Senna.
“Nessa gincana vamos tratar de forma lúdica o conhecimento adquirido pelos estudantes durante todo ano letivo. Serão jogos e brincadeiras que incluirão matemática, português, história, geografia e ciências. Daqui sairá a primeira campeã municipal, mas sempre lembrando que todas já são campeãs distritais, o que já é uma grande vitória”, pontuou.
A grande campeã da gincana foi a representante da DDZ Norte, Escola Municipal João Goulart, do bairro Santa Etelvina, zona Leste. Mais do que o título, a professora da turma de aceleração, Jacilene Maciel, explicou que é bom para os estudantes terem esse intercâmbio de conhecimento.
“É importante participar desse evento porque vai mostrar a capacidade desses alunos, o que eles estudaram o ano todo. É uma forma de demonstrar a capacidade, ensinamento e o que eles aprenderam este ano. O evento é riquíssimo em diversos âmbitos para eles”, finalizou.
Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054