As inscrições para a 10ª edição da Semana de Estudos Sobre o orçamento público da Prefeitura de Manaus seguem até o dia 31 deste mês. Podem participar estudantes e profissionais das áreas de Contabilidade, economia, Administração, Direito, servidores públicos e sociedade em geral. Os interessados devem efetivar suas inscrições por meio do endereço eletrônico: http://sgce.Manaus.am.gov.br. Os participantes receberão certificados com horas complementares.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), em parceria com a escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).
“O tema sugerido vai ao encontro da gestão austera do prefeito Arthur Virgílio Neto, com o equilíbrio das contas públicas de Manaus, que está classificada com o conceito ‘triplo A’, o nível mais alto dos indicadores de liquidez, poupança corrente e endividamento, que compõem a metodologia de avaliação do Capag (Capacidade de Pagamento dos entes federados) da Secretaria do tesouro nacional, além de termos uma das previdências mais sólidas do País”, salientou o secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Lourival praia.
De acordo com o secretário, a Prefeitura de Manaus tem feito o “dever de casa”, e com isso garantido investimento para obras em toda a cidade. “O prefeito Arthur Neto quer levar esses resultados à sociedade e nada melhor do que explanar tudo num evento sobre orçamento público com convidados e a sociedade”, complementou praia.
Para discutir o tema, já confirmaram presença o auditor federal de Finanças e Controle da Secretaria do tesouro nacional, Éder Vogado, e o consultor Matheus Teixeira, que já atuou em grandes companhias nacionais e internacionais desenvolvendo estratégias voltadas para o aumento de resultados em eficiência e economia.
Evento
A Semana de Estudo sobre orçamento público é promovida pela Prefeitura de Manaus desde 2010 e atende à Lei Municipal nº 1.341 de 2009, que instituiu a Semana do orçamento público e, desde então, passou a ser uma ferramenta de inclusão e aproximação da sociedade no processo de elaboração do orçamento do município.
Para o secretário da Semad, Lucas Bandiera, a atividade é oportuna para esclarecer a população sobre questões que envolvem recursos públicos. “Com esse evento, discutimos, junto ao cidadão, formas de arrecadação e gasto do dinheiro público. O assunto é de interesse não apenas de quem atua diretamente na área, mas de todos os cidadãos que desejam saber mais sobre orçamento público”, observou.
Texto – Divulgação / Semef
Semana do orçamento público tem inscrições até o dia 31 Prefeitura Municipal de Manaus.