Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: ‘Semana do Meio Ambiente 2019’ será marcada por novo sistema de áreas protegidas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

‘Semana do Meio Ambiente 2019’ será marcada por novo sistema de áreas protegidas

02/06/2019
Compartilhar

42551576232 c6ba5099a0

A Prefeitura de Manaus dará o pontapé inicial para a criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próxima quarta-feira, 5/6. A medida marca a programação da “Semana do Meio Ambiente 2019”, que reunirá diversas atividades entre terça e sexta-feira, 4 e 7/6, com o tema “Conservar para Desenvolver”. O ponto alto será o lançamento, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, do grupo de trabalho que se encarregará dos estudos para a oficialização do novo sistema.

 

05.06.18 Dia mundial do Meio Ambiente Criação da APA Sauim de Coleira

 

No ano passado, a prefeitura já havia criado a Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus, com a finalidade de proteger o primata ameaçado de extinção, aumentando o território protegido da cidade em 1.050 hectares, o correspondente a 10,05 milhões de metros quadrados. Agora, Manaus será a primeira cidade do Amazonas a ter o próprio Sistema de Gestão de Áreas Protegidas, atendendo a meta do Planejamento Estratégico Manaus 2030, de ampliar a cobertura vegetal urbana.

“Essa é mais uma ação, e que sinto muito orgulho em anunciar, que reforça a política pública municipal de preservação do meio ambiente, somando-se ao belo trabalho de arborização e paisagismo da nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Semmas, que na nossa gestão plantou mais de 32 mil árvores em toda a cidade, além de mais de 110, 3 mil mudas ornamentais pelo projeto ‘Ornamenta Manaus’, que foi idealizado pela minha esposa Elisabeth Valeiko Ribeiro”, destacou o prefeito, completando que Manaus é a capital brasileira que mais plantou e doou mudas de árvores e plantas ornamentais no período de três anos e meio.

O grupo técnico interinstitucional que discutirá o projeto de lei para a criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas de Manaus será composto por representantes de instituições públicas municipais, estaduais e federais, universidades e sociedade civil organizada. O sistema possibilitará organizar estrategicamente todas as ações voltadas para as áreas protegidas municipais, tornando-as permanentes e eficientes.

“Com o sistema, a implantação de parques da juventude se tornará um programa com diretrizes e metas, estabelecidas em lei, a serem cumpridas independentemente de quem seja o gestor municipal. Será mais um legado da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto para a cidade”, afirmou o secretário da Semmas, Antonio Nelson.

Junto com a criação do grupo técnico, o prefeito lançará, ainda, a campanha anual de combate às queimadas urbanas e assinará o decreto municipal que altera o nome da Área de Proteção Ambiental (APA) Ufam, Inpa, Ulbra, Elisa Miranda, Lagoa do Japiim e Acariquara para APA Floresta Manaós, atendendo a uma sugestão do conselho gestor da APA.

Programação

Ao longo da “Semana do Meio Ambiente 2019”, serão realizadas atividades de plantio e distribuição de, pelo menos, 4,1 mil mudas em vários pontos da cidade. A primeira área contemplada com plantio de espécies florestais será a do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, na terça-feira, 4, a partir das 9h, com o plantio de mil mudas.

Na quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson, realiza palestra sobre o tema “Arboriza e Ornamenta Manaus – Políticas Públicas de Arborização e Paisagismo”, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas, onde serão feitas também doações de mudas.

Já na quinta-feira, 6, será feita a entrega do paisagismo da rotatória do Viver Melhor 1, com plantio e doação de mudas aos moradores da área. Ambas atividades começando a partir das 9h. Encerrando a programação, na sexta-feira, 7, a Semmas realizará uma sensibilização contra a poluição sonora, no Centro Histórico de Manaus, e fará a entrega de mudas aos doadores de sangue na Fundação Hemocentro do Amazonas (Hemoam).

Palestras também serão realizadas ao longo da semana, sempre à noite, a partir das 18h, por representantes da Semmas. As palestras acontecerão em instituições de ensino superior (UEA, Fametro e Ciesa), e na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AM).

Fotos – Mário Oliveira / Semcom e Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmd5AsME e https://flic.kr/s/aHsmCoAmKd

‘Semana do Meio Ambiente 2019’ será marcada por novo sistema de áreas protegidas Prefeitura Municipal de Manaus.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Decretos, Ensino Superior, Estado do Amazonas, Legislação, Manaus, Meio Ambiente, Prefeitura de Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

51507942861 6d770edc9b 1
DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
52244312950 38cc93c5aa z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
52243243149 553511c660 z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
52240919480 78f2d7dd60
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
52213176112 7b47ae1ff3 w
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
52233354627 ba5a379cfa
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus