As obras de recuperação do sistema viário de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) avançam neste segundo semestre em mais de 50 ruas, correspondendo a 39,7 quilômetros. Executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), as obras foram retomadas pela atual gestão e estão 70% concluídas. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até o final de outubro.
Os trabalhos estão concentrados no Centro e nos bairros Santa Luzia e Ramalho Junior. Nas ruas da cidade, estão sendo utilizados dois tipos de asfalto: o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um revestimento de qualidade e com alta durabilidade, empregado em vias com intenso tráfego de veículos, e o AAUQ (Areia Asfáltica Usinada a Quente), material usado para as vias com baixo fluxo de carros e pessoas, como, por exemplo, as áreas residenciais.
De acordo com o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, o Governo do Amazonas tem investido na qualidade dos materiais utilizados para a recuperação do sistema viário tanto de Maués quanto dos demais municípios do estado.
“São materiais resistentes e que garantem maior vida útil nas obras realizadas no Estado. Nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade para os municípios do interior, e entendemos que, com um serviço de infraestrutura bem executado, a população poderá exercer seu direto de ir e vir com dignidade”.
Para a recuperação da malha viária de Maués, foram enviados à cidade duas vibroacabadoras, cinco caçambas, um rolo de pneu, um rolo compactador, um rolo liso, uma retroescavadeira, uma pá-carregadeira e um carro-pipa.
A economia do município gira, principalmente, em torno da cultura do guaraná, sendo exportadas cerca de 300 toneladas por ano. A cidade também atrai vários turistas devido aos seus festejos, entre eles a tradicional Festa do Guaraná, no fim do mês de novembro, motivo para que a infraestrutura do sistema viário esteja bem conservada.
ProsaiMaués – A cidade também conta com a execução das obras do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), que tem por objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués.
Esse trabalho é executado pela Secretaria da Região Metropolitana (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em parceria com a prefeitura do município. O Programa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras estão com mais de 90% de execução, e a previsão é que no mês de setembro sejam entregues em sua totalidade.