Evento tem como objetivo incentivar a paixão pelas Ciências nos alunos da rede estadual de ensino; inscrições seguem até dia 13 de setembro
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) abriu as inscrições para o “Circuito de Experimentos de Baixo Custo” (Cebac), que chega a sua quarta edição com o desafio de superar o número do ano passado: 400 trabalhos de estudantes da rede pública do Amazonas. O evento tem como objetivo incentivar a paixão pelas Ciências nos alunos da rede estadual de ensino e o letramento científico nas escolas.
Para participar, os estudantes precisam somente de um professor orientador, que deverá conduzir, acompanhar a realização de experimentos por parte dos discentes e efetuar a inscrição por meio do link http://abre.ai/ivcebac. As inscrições seguem até o dia 13 de setembro.
De acordo com o secretário executivo adjunto Pedagógico da Seduc-AM, Raimundo Barradas, o Cebac chega para desmistificar a Ciência. “Acabamos vendo a área como algo bastante distante da nossa realidade, e esse pensamento começa na Educação Básica. Com o Circuito, esperamos aproximar os jovens dessa prática [da Ciência], consolidando-a cada vez mais em ações educativas e pedagógicas nas escolas do Amazonas”, afirmou Barradas.
Ao todo, o Circuito possui sete categorias, que contemplam desde o Ensino Fundamental até o Médio. Segundo Rafael Ferreira, idealizador e coordenador geral da atividade, o Cebac é importante, também, para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes – além de despertar o interesse pelas Ciências da Natureza nos estudantes.
“Ver o encanto das crianças e adolescentes ao realizarem ou assistirem a um experimento nos motiva a continuar com o Cebac a cada ano”, completou Rafael.
Etapas – O Circuito é dividido em três etapas: a primeira foi o lançamento, que aconteceu em agosto, e consistiu na realização dos experimentos nas próprias escolas. De 1º a 31 de outubro, a segunda fase selecionará as melhores invenções no nível distrital/regional. Por fim, de 22 a 29 de novembro, serão escolhidos os grandes campeões da quarta edição do Cebac. Os vencedores serão agraciados com troféus, medalhas e certificados de participação.
De acordo com Nilton Carlos, diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, o Cebac vai de encontro a um dos principais ideais da secretaria: que os alunos da rede estadual são, sim, pesquisadores.
“Com o Circuito, percebemos que é possível fazer ciência com muito pouco, garantindo a sustentabilidade e incentivando o envolvimento dos estudantes. Isso tem uma importância muito grande para nós”, ressaltou Nilton.