Seleção é promovida pelo Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper) e visa complementar a alimentação dos alunos da rede estadual até o final de 2019
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), por meio do Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper), abriu nesta semana uma Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Os mantimentos atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma das quatro plataformas que integram o Naper. As inscrições para o edital seguirão até o dia 16 de setembro, no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), na avenida Waldomiro Lustoza, 250, Japiim 2.
A Chamada Pública é voltada a agricultores e empreendedores de base familiar rural organizados em grupo formal, e consiste no recebimento e seleção de projetos de venda para credenciamento e contratação pela Seduc-AM, para fornecimento de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.
Para participar da seleção, os candidatos deverão apresentar os documentos de habilitação e o projeto de venda até o dia 16 de setembro, nos horários das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, no próprio Naper, situado no Cepan. Serão considerados para a Chamada somente os grupos formais e empreendedores familiares rurais que entregarem a documentação exigida pelo edital em envelopes lacrados, endereçados à comissão da seleção.
O edital completo da Chamada Pública, com todos os documentos e requisitos necessários para participar, pode ser conferido no site oficial da Seduc-AM, por meio do link: http://bit.ly/32eUj5X.
Para o coordenador do Naper, Carlos Dias, desde que foi criado – em maio deste ano –, o núcleo tem conseguido otimizar o trabalho dos seus quatro programas afiliados (Preme, Promove, Profinv e PNAE).
“Conseguimos desenvolver muitos projetos e organizar muitas coisas [nesses programas]. Além disso, nos aproximamos ainda mais das cooperativas, associações e agricultores, o que nos permite orientá-los com relação a projetos de forma mais efetiva”, destacou o coordenador do Naper.
Carlos reforça, ainda, o comprometimento da Seduc-AM na missão de proporcionar aos alunos da rede estadual uma alimentação de qualidade: “Com a Chamada Pública, esperamos complementar a merenda escolar, da maneira mais benéfica possível, até o final de 2019, para não falte absolutamente nada a nossos estudantes”, finalizou.
Sobre o Naper – Com investimento de R$ 122 milhões, a Seduc-AM lançou no dia 20 de maio o Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper), com o objetivo de coordenar, de forma mais objetiva, iniciativas que visam adquirir produtos regionalizados por meio de programas federais e estaduais, garantindo emprego e renda aos produtores rurais familiares do Amazonas.
Ao todo, quatro programas fazem parte do núcleo, que beneficia mais de 10 mil amazonenses. São eles: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), Programa de Regionalização de Móveis Escolares (Promove) e Programa de Regionalização de Aquisição de Produtos Oriundos de Fibras Naturais e Vegetais (Profinv).