Com o objetivo de socializar conhecimentos sobre culturas, tradições religiosas e filosofias de vida, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde desta quinta-feira, 21/11, o V Encontro Inter-religioso para professores de ensino religioso, assessores pedagógicos, formadores do órgão, além de convidados. O evento aconteceu no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), localizado no bairro Centro, zona Centro-Sul.
A ação permitiu o debate e reflexão das religiões Fé Bahái, União do Vegetal, Judaísmo, islamismo, bem como de matrizes africanas. A 5ª edição foi realizada por meio de mesas temáticas, interação com assembleia e uma conversa informal com representantes das religiões trabalhadas.
O evento foi coordenado pelas pastas de ensino religioso e diversidade da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed. Segundo a assessora de diversidade da rede municipal de ensino, Lídia Oliveira, a ação tem a intenção de trabalhar a questão da intolerância religiosa, com isso o respeito as diferenças, além de trazer à tona pontos como proselitismo e um aprofundamento de religiões praticadas não só em Manaus.
“Essa ação faz parte da continuidade de um trabalho que a rede realiza com intenção de pensar nas diferenças, porque entendemos que a escola é um agente de transformação na sociedade. Portanto, além de alimentar de informação com conteúdos e disciplinas, ela tem o papel de propora cidadania plena parte do reconhecimento das diferenças e de trabalhar com nossas crianças, jovens e adolescentes o respeito ao outro, e esse respeito independe de qualquer diferença”, explicou Lídia.
A assessora destacou ainda que com ação, a Semed pretende dar suporte pedagógico para os professores de ensino religioso enriquecerem seus conhecimentos e métodos de aprendizagem.
“O que queremos com esse trabalho é subsidiar e alimentar com informação os professores de ensino religioso, assessores e formadores para eles trabalhem não só com sua religião, mas sim a questão da diversidade e o respeito a todas as religiões ”, destacou.
A atividade contou com aproximadamente 70 pessoas, além de educadores da Semed, havia representantes da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) .
Segundo o professor de ensino religioso da Escola Municipal São Judas Tadeu, localizada na zona rodoviária de Manaus, Giordano Costa, que é assíduo na atividade, a ação é vista com espaço de aprendizado, de troca de experiência e que ajuda a promover um trabalho de maior qualidade em sala de aula
“Atividade é muito importante, porque faz que conheçamos ainda mais as religiões, visto que a cada ano surgem novas religiões; também a cada ano traz temas diferenciados, mas que tratam da religiosidade, das religiões, principalmente das estão presentes em Manaus”, afirmou.
Ao final teve o lançamento de boletins informativos das religiões trabalhadas na V edição do evento. Os impressos trazem curiosidades, definições, pilares e o contexto histórico das religiões, bem como de matrizes africanas expostas durante a ação.
Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054