As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja-PPL) alcançaram a maior taxa de adesão neste ano. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inscreveu mais de 550 reeducandos no exame, ultrapassando a marca registrada nos últimos anos.
Para as inscrições, a Escola de Administração Penitenciária (Esap) entrou em contato com as unidades a fim de realizar o levantamento da documentação necessária dos candidatos interessados. Neste ano, foram inscritos 137 internos do interior e 415 da capital, totalizando 552 participantes.
Os apenados da Casa do Albergado e do semiaberto masculino também participarão do exame. O objetivo do Encceja-PPL é fornecer o diploma dos ensinos fundamental e médio para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos no tempo adequado.
Avanço na educação e reinserção social – Embora alguns internos não tenham conseguido realizar o cadastro devido à falta de documentos, a diretora da Esap, Sônia Cabral, destaca o aumento da procura para participar do exame. “Neste ano, tivemos a maior taxa de internos interessados, isso mostra o avanço que a Seap vem apresentando na educação e a reinserção social desse indivíduo”, observa.
Aulas diárias – As provas do Encceja estão marcadas para os dias 7 e 8 de outubro. Enquanto isso, os reeducandos do sistema prisional recebem aulas diárias com professores, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualificação e Ensino (Seduc). Além do Encceja, eles também são preparados para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL).