Aparelhos vão modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e melhorar o atendimento aos usuários
Nesta sexta-feira (13), o programa estadual “Saúde em Ação” entregou aos agentes comunitários de saúde dos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião 257 tablets em evento realizado no auditório do novo Hospital Regional do Litoral Norte.
Do total, 145 aparelhos serão entregues para os agentes de São Sebastião, 80 para Caraguá e 32 para Ubatuba. O encontro reuniu prefeitos e gestores de saúde dos três municípios, além de Ilhabela, que assim como os demais, receberá estudos desenvolvidos pelo programa em versão impressa e digital.
Os tablets fazem parte de um pacote de ações do Saúde em Ação pela informatização da rede de saúde. Os novos equipamentos terão conexão com a internet e serão monitorados. Os agentes vão deixar as fichas de papel para trás, inserindo as informações do usuário no sistema em tempo real.
Com os dados computados, o Estado terá melhor condição de conhecer seu público, quais as doenças mais frequentes e prevenir epidemias, já que as informações serão lançadas em uma rede que será monitorada na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Junto dos tablets, também serão entregues produtos desenvolvidos pelo programa com orientações para a governança dos municípios, além de versões impressas das linhas de cuidado estabelecidas pelo programa.
Ao todo, o programa está distribuindo cerca de 3.200 tablets nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim, Litoral Norte, Itapeva/Sorocaba e Região Metropolitana de Campinas. Todas as UBS do programa vão receber computadores, impressoras e software e-SUS. Os profissionais que utilizarão os equipamentos também terão capacitações para orientá-los como usar a tecnologia da maneira correta.
Renata Pinheiro de Almeida, gerente de fortalecimento institucional do programa Saúde em Ação, acredita que a iniciativa pioneira vai resultar em um salto na saúde do Estado. “A informatização facilita a comunicação e propicia a integração dos serviços, fazendo com que a articulação entre os profissionais se realize efetivamente”, explica.
“Saúde em Ação”
Uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o p irá investir R$ 826 milhões em 71 municípios do estado de São Paulo, destinados à construção e reforma de UBS, CAPS, AME e hospitais.
No Litoral Norte, o programa está investindo R$ 240 milhões em 15 obras, incluindo o novo Hospital Regional, que tem entrega prevista ainda neste ano.
Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado. “Com a reorganização do sistema, teremos uma rede integrada. Nós temos a possibilidade de tratar 85% das pessoas nesses serviços e diminuir as filas nos hospitais”, explica o coordenador do programa, Ricardo Tardelli.