O vereador Sassá da Construção Civil (PT) participou de audiência pública que debateu os impactos da Reforma da Previdência ao Estado, realizada nesta segunda-feira (13/05) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar criticou a proposta do governo federal que, segundo ele, tem como objetivo prolongar o tempo de contribuição dos trabalhadores e impedir o acesso dos mais pobres a seguridade social.
“Aqueles deputados que defendem a Reforma da Previdência devem tomar cuidado com os riscos e ameaça ao povo brasileiro. Os deputados que aprovaram a reforma trabalhista disseram que ia ter geração de emprego e votaram contra os trabalhadores. O resultado foi o índice de desemprego que só aumentou nesse país. Ao invés de impor a Reforma da Previdência, o Governo deveria cobrar impostos dos bancos e das empresas multinacionais que devem bilhões de reais a União e não prejudicar o trabalhador”, criticou Sassá.
O déficit da previdência chegou a R$ 195,2 bilhões em 2018, conforme dados do Ministério da Economia e, no entendimento do vereador, é necessário uma discussão ampla para que a população da Amazonas conheça as reais conseqüências da Reforma na vida dos menos favorecidos.
“A reforma beneficia quem ganha bem e retira direitos de quem não ganha quase nada. Quanto mais tempo de vida o povo tem, mais corre risco de padecer de fome com esse massacre da reforma. Se os deputados e senadores tiverem coragem de igualar benefícios a políticos, juízes, militares e todas as classes aí sim, será considerada uma reforma justa. Temos que abrir os olhos do povo, até agora o Governo Federal só demonstrou descaso com o Norte, ameaçando retirar os incentivos da Zona Franca de Manaus”, afirmou.
A audiência contou com a presença do deputado federal Marcelo Ramos (PR), presidente Comissão Especial da Reforma da Previdência, do Senador Omar Azzis (PSD), de deputados estaduais, trabalhadores que atuam no setor primário, professores, movimento social de mulheres e outras categorias.
Créditos:
Texto e foto: Assessoria do vereador Sassá da Construção Civil