A ausência de previsão orçamentária para recuperação da BR-319, rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho, foi tema de pronunciamento do vereador Sassá da Construção Civil (PT), no pequeno expediente realizado na quarta-feira (11/9), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A retomada das obras de pavimentação da estrada não consta na proposta orçamentária para 2020, encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional.
“As pessoas postam fotos e insistem em afirmar que a BR-319 está sendo asfaltada. Para construir uma estrada é preciso ter recurso, e como é que estão construindo se não tem orçamento? Esse ministro é um jumento mesmo e não respeita o povo do Norte. Os governos passados também foram covardes e não fizeram nada, não estou defendendo nenhum partido e sim o povo do Amazonas”, declarou o parlamentar durante o discurso.
O presidente da república prometeu retomar as obras na BR-319 quando esteve em Manaus, em julho, durante a primeira reunião de 2019 do Conselho de Administração da Suframa (CAS).
“A construção da BR-319 foi promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Estou preocupado porque o povo acreditou nisso. O medo é de que a Zona Franca de Manaus vá embora para outro Estado, e se for como é que vai ficar a situação aqui? A Zona Franca não é só um modelo econômico, é geração de emprego e sobrevivência ao nosso povo. Esse ministro é irresponsável, ao contrário somos um povo do bem e queremos sobreviver, ele não respeita os nortistas”, avaliou Sassá.
Na proposta orçamentária para 2020, o repasse de recurso para a Suframa foi reduzido para R$ 253 milhões. O corte é de 78,1% em comparação ao orçamento atual, R$1,1 bilhão.
Texto: Assessoria do vereador
Foto: Aguilar Abecassis (Dircom/CMM)