Servidores de todos os gabinetes da Câmara Municipal de Manuas (CMM) estiveram reunidos na quinta-feira (30/5) para traçar estratégias para o início do movimento Junho Vermelho, que inicia na próxima terça-feira (4). A reunião aconteceu na Sala de Cinema da casa, com a participação do vereador Fred Mota (PL), criador do projeto, e da gerente de Captação de Sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Eleonora Araújo.
De acordo com o vereador, a reunião foi importante para que os servidores tenham ciência da importância social do projeto, transformado em lei em dezembro de 2017 pelo prefeito Arthur Neto, e que está em sua segunda edição. O vereador ressalta que a doação de sangue tem um caráter, mais do que de saúde, de cidadania e responsabilidade social.
“O Hemoam tem um estoque crítico de bolsas de sangue nos meses de janeiro, junho, julho e dezembro, e como o mês de julho está chegando, é importante entrarmos nessa campanha, começando pela Câmara Municipal de Manaus, para que nós possamos dar um bom exemplo para a sociedade”, salientou.
Eleonora Araújo aponta que o Junho Vermelho tem ajudado na renovação dos estoques de sangue do hemocentro e a demanda transfusional. Segundo ela, toda a sociedade tem se engajado na promoção da doação de sangue, aumentando as doações.
“Temos conseguido um superávit muito bom, e estamos conseguindo até enviar para Parintins o estoque de plaquetas, para auxiliar na estrutura da saúde no Festival Folclórico. Desde que a campanha foi lançada, já não temos déficit no mês de junho, e até o Exército já se comprometeu a participar da campanha neste mês de junho”, completa.
Texto: Lucas Vítor Sena (Assessoria do vereador)
Fotos: Henrique Miranda (Assessoria do vereador)