O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou nesta sexta-feira (13), em Plenário, o papel relevante desenvolvido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na opinião do parlamentar, o órgão é responsável por desenvolver políticas públicas eficientes e eficazes no desenvolvimento do Brasil desde sua criação, no governo militar. Portanto, não deve ser extinto, mas fortalecido, defendeu.
Para Confúcio, a questão de regularização fundiária no Brasil precisa ser resolvida com prioridade para dar definitivamente o título de propriedade a milhares de produtores rurais. Segundo ele, em seu estado, Rondônia, existem mais de 100 mil propriedades sem documentos há mais de 20 anos. Essa é uma situação enfrentada por muitos brasileiros de várias regiões do país, informou.
— O Brasil está sem dinheiro. Mas vamos, já, já, arrumar jeito para regularizar essa dívida histórica com os nossos produtores rurais, nossos chacareiros, nossos fazendeiros, médios, grandes e pequenos. Nós temos de regularizar, senão essa matança, esse desenfreio, essas brigas, todos esses litígios judiciais horrorosos, que duram há 20, 30 ou até 50 anos, não se resolvem. Isso é realmente desastroso.
Em seu pronunciamento, Confúcio também lamentou a morte, nesta quinta-feira (12), do ex-senador rondoniense Odacir Soares, aos 80 anos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)