Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Regula+Brasil reduz fila por consulta no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Regula+Brasil reduz fila por consulta no Amazonas

16/07/2019
Compartilhar

 

O Projeto Regula+Brasil, lançado no Amazonas em 31 de maio, conseguiu, em menos de dois meses, reduzir e até zerar filas do Sistema de Regulação (Sisreg) para quatro especialidades médicas – endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia e proctologia.

Conforme balanço do Complexo Regulador, da Secretaria de Estado de saúde (SUSAM), desde o lançamento, o Regula+Brasil zerou a fila para proctologia. Em maio, havia 1.733 pessoas esperando pela consulta com um especialista dessa área e hoje não há mais espera.

Na endocrinologia, a fila, que era de 6.987 no dia do lançamento do programa, baixou para 5.796, redução de 17%. Na ortopedia, eram 17.111 e hoje são 14.953 pessoas na fila, redução de 13% e na gastroenterologia, a redução foi de 18.776 para 17.914, percentual de 5%. Outras duas especialidades –cardiologia e urologia – começaram a ser reguladas pelo Regula+Brasil a partir de julho.

O secretário estadual de saúde, Rodrigo Tobias, afirma que o balanço é preliminar e os indicadores vão melhorar ainda mais.  “Considerando que todos os dias novos usuários são encaminhados para consultas com especialistas e, mesmo assim, a fila está caindo, a redução de hoje já é muito significativa. Mas, a julgar pelo resultado em outros estados, esperamos que, passados três meses, melhoremos esses indicadores ainda mais”, disse.

O vice-governador Carlos Almeida foi o responsável por articular a vinda do projeto para o Estado, quando esteve à frente da SUSAM. “Orgulha a nós poder ter concluído um processo que já está beneficiando milhares de pessoas, nas filas de espera. O Regula Mais é uma prova inequívoca do nosso compromisso, do governador Wilson Lima com a saúde”, destaca Carlos Almeida.

O projeto é do Ministério da saúde,  executado pelo Hospital Sírio Libanês (HSL), em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e municípios do interior. O Regula+Brasil atua como um ente regulador entre o atendimento na atenção básica e o encaminhamento para consultas e exames especializados. O objetivo é fortalecer a unidade básica de saúde (UBS), conferindo-lhe maior resolutividade e qualificar melhor os encaminhamentos feitos via regulação.

Como funciona – O programa atua em duas frentes. A primeira é quando o paciente ainda está sendo atendido pelo médico na UBS. O profissional PODE acionar o telerregulador, por meio do telefone, WhatsApp ou teleconsultoria, para uma segunda opinião, que PODE resolver o caso lá mesmo.

Outra frente de atuação é a gestão eficiente dos encaminhamentos ao Sisreg em que os telerreguladores avaliam em tempo real a solicitação, com base em protocolos de prioridade. “A qualidade do encaminhamento melhorou. Às vezes, o pedido chegava na regulação sem nenhuma informação que justificasse prioridade e isso impactava na espera do paciente”, explica a assessora técnica do Complexo Regulador do Amazonas, Kelem Maia.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Ministério da Saúde, Prefeitura de Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 115 vagas de emprego para esta segunda-feira

31/08/2025
Governo do Amazonas

Taça das Favelas Amazonas 2025 define times campeões que representarão o estado na competição nacional

31/08/2025
Governo do Amazonas

Rio Preto da Eva: Governo do Estado anuncia recursos para as Feira da Laranja, Feira da Piscicultura e da Agricultura Familiar

31/08/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: Rua de lazer leva esporte, recreação e cultura a zona oeste de Manaus neste domingo

31/08/2025
Governo do Amazonas

Motociclista Legal: Detran-AM contempla 100 mototaxistas de Rio Preto da Eva com kits de segurança

31/08/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: Mutirão de serviços garante mais de 4,5 mil atendimentos à população da zona oeste de Manaus

31/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus