O anúncio de um pacote de investimentos que vai beneficiar com obras emergenciais, reforma e ampliação de aeroportos em 10 municípios amazonenses, dentre eles Barcelos (distante 399 km em linha reta de Manaus), Boca do Acre (1.028 km), Carauari (788 km), Coari (363 km), Eirunepé (1.160 km), Humaitá (590 km), Lábrea (702 km), Manicoré (332 km), Maraã (634 km) e Parintins (369 km) repercutiu de forma positiva no Parlamento amazonense.
O aditivo ao Termo de Execução Descentralizada (TED) – com recursos de R$ 170,8 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que viabiliza os investimentos em aeroportos dos estados da Amazônia foi assinado pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti, e pelo secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann.
O presidente da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Belarmino Lins (PP), assinalou que “sem dúvida alguma, a decisão do Comando da Aeronáutica, na pessoa do tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti, e, da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, na pessoa de Ronei Glanzmann, é bastante louvável por assegurar investimentos da ordem de R$ 170,8 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil na melhoria das condições de funcionamento de vários aeroportos nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Pará”, declara.
Para o deputado, no que diz respeito ao Amazonas, vários municípios serão contemplados dentre os quais Lábrea, Carauari, Coari e Maraã. São investimentos importantíssimos que vão mudar para melhor a vida interiorana, dinamizando a conexão entre o interior e a capital do Estado, que é Manaus. “Ganhará com isso a população, beneficiada com a prestação dos serviços públicos com muito mais eficiência e qualidade”, enfatiza.
Para o presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade, da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (PV), a medida anunciada é essencial, pois com os investimentos de reforma e ampliação dos aeroportos, os problemas que dificultavam a locomoção dos moradores desses municípios serão resolvidos de uma vez por todas.
“Essa ampliação é de grande benefício para o interiorano e, como presidente da Comissão de Transporte, vou sempre incentivar medidas como essa de colocar aeroportos de qualidade, pois com certeza, isso vai
atrair empresas do transporte aéreo que querem investir nesses municípios e não o fazem por não ter uma estrutura de qualidade que venha atender suas necessidades”, destacou Cidade.
Para o deputado estadual Dermilson Chagas (PP), essa decisão de melhorar os aeroportos dos municípios de nosso Estado é de suma importância, sendo mais uma via de acesso à população que precisa se locomover de forma rápida com uma estrutura de boa qualidade.
O presidente da Comissão de Segurança da Aleam, o deputado estadual Cabo Maciel (PR), parabenizou essas ações do governo federal, feitas em sua maioria por intermédio das emendas parlamentares, que só vem beneficiar a população do interior.
“Eu, particularmente, não tenho dúvidas que esses aeroportos irão melhorar a vida das pessoas que utilizam esse meio de transportes regularmente. Nós parlamentares, viajamos uma duas vezes ao mês, mas quando você quer mandar pegar um paciente que está em estado grave e que precisa estar na capital em determinado hospital ou pronto-socorro para que possa ter um atendimento melhor, a dificuldade está em muitas das vezes no aeroporto, além do horário de funcionamento”, observou.
“A medida é louvável, principalmente, por sabermos que o Governo Federal está agindo certo ao entender que a aviação regional cumpre um importante papel social, principalmente considerando que na Amazônia as distâncias são continentais”, afirmou Maciel.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Raimundo Nonato Lopes
Foto: Secom