Recuperação da bola da Suframa já está com mais de 50% dos trabalhos concluídos
A recuperação viária do Distrito Industrial 1, realizada pela Prefeitura de Manaus com recursos do governo federal, via Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), já está em estágio avançado. No total, 35 vias serão contempladas, distribuídas em três lotes. Nesta sexta-feira, 8/11, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado do superintendente do órgão, Alfredo Menezes, percorreu o trecho em obra na bola da Suframa, que já está com mais de 50% dos trabalhos concluídos, e comprovou que o primeiro anel de pavimento rígido da rotatória está pronto, assim como dois terços do segundo anel, faltando ainda o último anel. Além disso, 2,8 quilômetros da avenida Danilo Areosa estão totalmente recapeados.
“Esse trabalho que está sendo feito no segundo anel está repetindo o que já foi feito no primeiro, com pavimento rígido, totalmente preparado para receber esse tráfego pesado. Juntamos a isso outras obras que estamos fazendo e as que vamos fazer, como a Rodrigo Otávio, e teremos um novo visual para o Polo Industrial, que sustenta todos nós”, afirmou o prefeito.
No lote 1, que contempla a bola da Suframa, são aproximadamente seis quilômetros de vias, com asfalto, drenagem profunda, meio-fio, calçadas e sarjetas. A bola da Suframa, com aproximadamente 900 metros lineares, está recebendo pavimento rígido – concreto – para suportar a carga de trânsito pesado da área. O primeiro anel já está concluído e o segundo entra na sua última fase de pavimentação. Esse pacote contempla, ainda, as ruas da Feira, Rio Jaguarão, Rio Quixito, Itaúba e as avenidas Governador Danilo de Matos Aerosa, já concluída, Ministro João Gonçalves, Ministro Mário Andreazza e Guaruba.
“Teremos um Distrito Industrial totalmente repaginado, transformando-se em cartão-postal para investidores, moradores e visitantes. Um belo trabalho em parceria com a Suframa”, disse o prefeito. Ele também agradeceu ao governo federal por manter rigorosamente em dia o repasse dos recursos para as obras, o que garante a continuidade e agilidade.
De acordo com o superintendente da Suframa, as obras de recuperação viária do Distrito Industrial 1 já estão mudando as expectativas de negócios para o Polo Industrial. “Manaus vai dar certo, já está dando certo, com o volume de obras que está sendo realizado. Os pessimistas que mudem de opinião, porque estamos passando por um momento espetacular para atração de investimentos. A partir de janeiro, fevereiro, já estaremos recebendo esses novos negócios”, afirmou Alfredo Menezes.
As obras do Distrito Industrial, que inicialmente custariam R$ 136 milhões, devem ser finalizadas com um custo aproximado de R$ 120 milhões. “Ao invés de aumentar o preço, nós diminuímos e estamos devolvendo o dinheiro para o tesouro nacional”, avisou o prefeito. A redução do custo foi possível porque algumas ruas estavam em bom estado de conservação e só precisaram de pequenos ajustes.
Mais de nove mil veículos/hora circulam pela bola da Suframa no horário de Pico, incluindo os de grande porte. Para a realização da obra, o tráfego foi monitorado e desviado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) de acordo com cada etapa, para oferecer segurança a motoristas e pedestres.
Zona Sul
As obras que estão sendo realizadas nas bolas da Suframa e da Samsung e outras 35 vias do Distrito Industrial 1 estão sendo complementadas com o programa “Requalifica”, que está levando recapeamento para importantes corredores e dando uma nova cara a zona Sul da cidade. Exemplo disso são as obras no bairro do Japiim e, proximamente, a avenida Rodrigo Otávio, que será totalmente revitalizada no Requalifica 4, em estágio de licitação.
— — —
Texto – Jacira Oliveira / Semcom
Fotos – Alex Pazuello / Semcom