A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizou na manhã desta segunda-feira (9) a palestra Valorização da Vida, com a psicóloga com doutorado em saúde pública, Denise Gutierrez. A palestra é mais um evento do programa Educando pela Cultura e também marcou a abertura, na Casa Legislativa, da campanha Setembro Amarelo – Mês de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio.
Gutierrez, que é professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenadora de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), falou sobre os fatores psicossociais que precisam ser tratados no combate ou prevenção ao suicídio. Além de uma agenda estratégica e de políticas públicas, a psicóloga chamou atenção a reflexões e formas de estruturação das relações sociais, que podem atuar como gatilho para o surgimento dos pensamentos e atos suicidas.
“Muitas vezes nem nos damos conta de que nós somos agentes de sofrimento e desesperança para o outro”, destacou a palestrante. O convívio e presença física entre as pessoas estão sendo substituídas pelo “convívio virtual”, através dos aplicativos de conversas e redes sociais. “Se ganhamos por um lado ganhamos, por serem instrumentos de trabalho, de transmissão ágil de informação; por outro lado gera espaço de isolamento e solidão”, alegou.
Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 30 pessoas, somente de janeiro a abril deste ano, tiraram a própria vida no Amazonas. Na capital Manaus, o número é de 26 pessoas. No ano de 2018, no mesmo período, os números eram de 21 suicídios no Amazonas e 21 em Manaus. Diante desses números, a psicóloga alertou que os casos de suicídios não são distantes das pessoas de maneira geral.
Educando pela Cultura
O Educando pela Cultura é um projeto da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, com o objetivo de debater com alunos e professores temas abordados de maneira transversal em escolas. O projeto busca realizar edições mensais, sempre com temas específicos e atuais.
Todas as atividades do Programa acontecem no Centro Técnico do Poder Legislativo, onde funciona a Escola do Legislativo, e nesta segunda-feira contou com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sólon de Lucena, servidores do Poder Legislativo e profissionais da área de psicologia.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Hudson Fonseca