Geral
3 de Setembro de 2019 às 13h20
PRR4 ilumina sua sede em apoio à campanha Setembro Amarelo
Procuradoria também promove, nos dias 5 e 6 de setembro, seminário “Prevenção ao suicídio, à depressão e ao burnout”, incluído na agenda nacional da campanha
Foto: Ascom PRR4
Ao lado do Conselho Nacional do Ministério Público e de outras unidades do MPF, a PRR4 se soma à campanha Setembro Amarelo, que promove eventos e ilumina monumentos históricos, pontos turísticos, espaços públicos e privados no Brasil inteiro, para conscientizar a população sobre a possibilidade e a importância de se prevenir o suicídio. Além de iluminar sua sede, em Porto Alegre, com luzes amarelas, a procuradoria também realiza, nos dias 5 e 6 de setembro, o seminário Prevenção ao suicídio, à depressão e ao burnout; que integra a agenda da campanha nacional, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Reunindo gestores da área de saúde do MPF e especialistas convidados, o seminário oportunizará informação e debate sobre esses problemas de saúde pública, contribuindo para o esclarecimento de servidores e do público em geral em relação aos fatores de risco e ao adequado manejo das situações. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado das 14h às 17h, em ambos os dias, no auditório da PRR4, na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, no bairro Praia de Belas. As inscrições para as 200 vagas podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou presencialmente até o momento do evento. Serão fornecidos certificados, enviados por e-mail. Quem não puder acompanhar presencialmente o seminário poderá fazê-lo pela TVMPF.
Suicídio, depressão – De acordo com o site da campanha Setembro Amarelo, são registrados cerca de doze mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Cada vez mais casos são notificados, principalmente entre os jovens. Segundo a cartilha Suicídio: informando para prevenir, o número de vidas perdidas desta forma, a cada ano, em todo o mundo, ultrapassa o número de mortes decorrentes de homicídio e guerra combinados. Cada caso impacta seriamente a vida de outras seis pessoas. A escalada é alarmante. Estima-se que até 2020 poderá haver um incremento de 50% na incidência anual de mortes por esta causa.
Informações da ABP e do CFM revelam que quase 100% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Pacientes com múltiplas comorbidades psiquiátricas têm um risco aumentado.
Burnout – Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, a síndrome de burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A definição é do Ministério da Saúde. O quadro pode resultar em estado de depressão profunda e requer atenção profissional desde o surgimento dos primeiros sintomas.
Evento: Seminário PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, À DEPRESSÃO E AO BURNOUT
Local: Auditório da Procuradoria Regional da República na 4ª Região
Endereço: Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail [email protected], e presencialmente, até a hora do evento.
Confira a programação:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
E-mail: [email protected]
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Twitter: mpf_prr4