Tendo como objetivo mostrar a importância do empreendedorismo por meio das novas tecnologias, o Pronatec/Cetam organizou visita técnica de turma do curso Técnico em Administração à sede do Centro Universitário do Norte (Uninorte).
O grupo de 23 futuros técnicos, cujas aulas ocorrem na Escola Estadual Octávio Mourão, assistiu à palestra de apresentação da incubadora da instituição. Didaticamente foram apresentadas as quatro fases da incubação das startups, que são os novos modelos de empresas no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado: exploração, estruturação, vendas e crescimento propriamente dito.
Os estudantes aprenderam que as startups são direcionadas a empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, à busca por atingir um grande número de clientes, além da geração de lucro em pouco tempo e economia nos investimentos sem aumento significativo nos custos.
Ao final da atividade, foi realizada uma oficina com os alunos, onde colocaram em prática as orientações recebidas durante a palestra. Eles formaram grupos, criaram empresas fictícias utilizando o novo modelo de negócio e apresentaram os trabalhos aos colaboradores da Uninorte, à equipe técnica da Seduc e ao Cetam. “Atividade foi de grande importância para a turma e gerou grandes expectativas. Eles saíram cheios de ideias e interesse de empreender, de investir no próprio negócio”, comentou a supervisora de cursos do Pronatec/Cetam, Dinorah Gomes.
Apoio às ideias inovadoras de startup – Em Manaus, a Uninorte é uma das instituições cuja incubadora está apta para apoiar esse novo modelo de negócio. Os empreendedores têm a oportunidade de receber o apoio e orientação de seus colaboradores.
Os empreendimentos podem ser acompanhados pela consultoria de especialistas da instituição da fase de planejamento até a consolidação de suas atividades. As empresas incubadas têm acesso a serviços que dificilmente encontrariam agindo sozinhas.