Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Projeto Pirayawara: onze indígenas recebem certificados de magistério da Seduc-AM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Projeto Pirayawara: onze indígenas recebem certificados de magistério da Seduc-AM

04/07/2019
Compartilhar

Professores atuarão em sete comunidades do município de Nhamundá e atenderão alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Onze indígenas das etnias Hixkaryana e Wai Wai receberam certificados de magistério pela Secretaria de Estado de educação (SEDUC-AM), no município de Nhamundá, localizado a 375 quilômetros de Manaus. A graduação aconteceu no último dia 12 de junho e fez parte do Projeto Pirayawara, desenvolvido pela Gerência de educação Escolar Indígena da SEDUC-AM.

Esta foi a primeira formatura do programa em 2019. Até o final do ano, deverão ser habilitados ainda indígenas de outros oito municípios do Amazonas: Autazes, Humaitá, Parintins, Boca do Acre, Fonte Boa, Japurá, Juruá e São Gabriel da Cachoeira – este último está somente na espera da entrega dos certificados.

Com a graduação, alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental de sete comunidades indígenas de Nhamundá serão beneficiados. “Esses professores atuarão nas escolas indígenas dessas comunidades, sejam elas estaduais ou municipais”, revelou o gerente de educação Escolar Indígena da SEDUC-AM, Alcilei Vale.

De acordo com ele, o Projeto Pirayawara forma profissionais diferenciados que, dentre outras funções, têm o papel de fazer uma ponte entre a comunidade indígena e a não indígena.

“Para a questão da educação escolar indígena, ações como esse programa são de extrema importância, pois graduam professores que atuam como pesquisadores desse universo cultural da comunidade para a comunidade. Fortalecendo, assim, a identidade desses grupos e trabalhando a convivência com a sociedade envolvente ou não indígena”, completou Alcilei.

Pesquisa – O gerente de educação Escolar Indígena da SEDUC-AM destaca que o Pirayawara é uma iniciativa que valoriza a pesquisa. “Ele é todo feito por meio da pesquisa. Com isso, o professor adquire essa metodologia para aplicar em sala de aula”, explicou.

O programa, que possui nove etapas e um período de formação de quatro anos e meio, possui três produtos finais: a produção de um material didático, a construção de projetos político-pedagógicos e os trabalhos finais dos participantes.

“Eles escolhem um tema do dia a dia da sua comunidade para desenvolver. Desta forma, os futuros professores se tornam escritores da sua própria história”, concluiu Alcilei.

O gerente de educação Escolar Indígena acredita que esses materiais didáticos podem ser utilizados inclusive em unidades de ensino não indígenas – desmistificando a ideia de “história contada a partir de um olhar egocêntrico”. “Espero que sirvam de incentivo para que outras escolas adotem esses materiais. É um ganho tremendo no que diz respeito à história indígena no Amazonas”, finalizou.

Sobre o Pirayawara – O Projeto Pirayawara foi desenvolvido pela SEDUC-AM com o objetivo de assegurar condições de acesso escolar à população indígena e prover o ensino básico conforme a Legislação Federal. Sua meta principal é garantir a esse grupo uma educação diferenciada, específica e intercultural.

Atualmente, o programa possui três vertentes: formação de professores indígenas inicial, formação continuada e formação de técnicos das secretarias estaduais.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Autazes, Boca do Acre, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Fonte Boa, Formação de Professores, Governo do Estado do Amazonas, Humaitá, Infraestrutura, Japurá, Juruá, Legislação, Manaus, Nhamundá, Parintins, Região Norte do Brasil, São Gabriel da Cachoeira, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Horta caseira e cultivo da melancia são temas de cursos da Sepror para 19 agricultores em Manaquiri

14/01/2026
Governo do Amazonas

Microrregiao de Saneamento Basico do Amazonas aprova regimento interno e empossa conselho para fortalecer governanca regional

14/01/2026
Governo do Amazonas

Transferências de alunos atingem 37.893 no Amazonas até 14/01 com maioria das solicitações online

14/01/2026
Governo do Amazonas

FVS-RCP lança Xô Dengue com jogos digitais para envolver crianças e jovens na prevenção de arboviroses

14/01/2026
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para quinta-feira com atendimento presencial das 8h às 14h

14/01/2026
Governo do Amazonas

Programa RecuperaFone registra queda de 32% nos roubos de celulares no Amazonas em 2025

14/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus